Brinquedos produzidos por detentos da Máxima são entregues em Ceinf da Capital

Além de outros materiais produzidos no presídio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Além de outros materiais produzidos no presídio

Os 270 alunos do Ceinf (Centro de Educação Infantil) Lafayete Câmara de Oliveira, no bairro Santa Carmélia, em Campo Grande, receberam, nesta quarta-feira (26), 40 brinquedos lúdicos, oito cadeiras de alimentação, dez capas de colchonetes e seis cadeiras de fio infantis, produzidos pelos detentos da Penitenciária de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho.Brinquedos produzidos por detentos da Máxima são entregues em Ceinf da  Capital

De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a ação faz parte do projeto “Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos”, que é realizado há mais de um ano e já beneficiou seis instituições sociais de ensino.

Os materiais entregues são produzidos com mão de obra prisional. A iniciativa foi idealizada pelo agente penitenciário, Vinicius Saraiva, e tem por objetivo auxiliar na ressocialização do preso através de trabalhos filantrópicos.

No projeto, ainda de acordo com a Agepen, os detentos aprendem a transformar sobras de madeira em jogos educativos, carrinhos e outros produtos. São confeccionados também brinquedos em crochê.

Eles ressaltam que tudo as peças são produzidas com cola, sem uso de pregos, pensando na segurança e funcionalidade dos brinquedos para as crianças.

Estiveram presentes na entrega, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, a superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alelis Izabel de Oliveira Gomes e o diretor da penitenciária, Paulo Godoy.

 Outro projeto

A Agepen informou que em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), iniciou neste mês de julho o projeto “Arte com Pneus” para produção de brinquedos com pneus descartados, que serão instalados nos parques de 25 Ceinfs da Reme (Rede Municipal de Educação).

Os brinquedos serão produzidos também pelos detentos da Penitenciária de Segurança Máxima da Capital, e o objetivo também é agregar a reinserção social dos presos com o trabalho filantrópico. Além de contribuir diretamente no combate dos mosquitos vetores de doenças através da reciclagem, segundo a Agepen.  

Conteúdos relacionados

Vacinação criança