Após abstenção de 36,2%, sul-mato-grossenses fazem 2ª etapa do Enem

Portões de locais de prova do Enem serão fechados às 12h

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Portões de locais de prova do Enem serão fechados às 12h

Neste domingo (12), os sul-mato-grossense inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) voltam às salas de aula. Na primeira fase, há uma semana, o índice de abstenção foi de 36,20%. As provas deste domingo são de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os portões fecham às 12h no horário de Mato Grosso do Sul.

No total, 92.300 candidatos se inscreveram para o Enem no Estado. As provas serão aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 41 municípios, mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ser 33,9% menor.

No Enem 2016, o Estado teve 139.637 participantes. A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), segundo o Inep.

Após abstenção de 36,2%, sul-mato-grossenses fazem 2ª etapa do Enem

Em relação à situação de ensino; 64,4% já concluiu o Ensino Médio; 23,7% é concluinte este ano; e 9,7% concluirá após 2017 (treineiros). Do total de participantes do Mato Grosso do Sul, 57,8% são mulheres e 42,2% são homens.

Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala de prova pode ser maior que o esperado. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos. A caneta deve ser fabricada com material transparente e obrigatoriamente preta, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Conteúdos relacionados