51% da população acima de 25 anos possui apenas ensino fundamental, diz IBGE

Menos de 15,3% da população possui nível superior

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Menos de 15,3% da população possui nível superior

​Pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no decorrer de 2016, revela que 51% dos brasileiros acima de 25 anos possui apenas o ensino fundamental completo, o que representa a realidade de 66,3 milhões de pessoas.

Os dados ainda mostram que apenas 15,3% dos brasileiros adultos têm ensino superior completo, o que corresponde cerca de 20 milhões de pessoas.

Analfabetismo por regiões

A desigualdade de instrução da população, segundo o IBGE, tem caráter regional. Na região Nordeste do país, 52,6% não tinham concluído o ensino médio, até 2016.

A taxa de analfabetismo, entre pessoas com 15 anos ou mais de idade, atingiu, no país, a margem de 7,2%, representando de 11,8 milhões de pessoas.

Destas, 14,8% estão concentradas na região Nordeste, enquanto apenas 3,8% está na região Sudeste e 3,6% na região Sul.

No Centro-Oeste, a taxa atingiu 5,7%. Já na região Norte, a taxa de analfabetismo ficou em 8,5%, no ano passado.

Nível de instrução

Considerando cor ou raça, os níveis são ainda mais alarmantes. Enquanto 7,3% dos indivíduos brancos não instrução, 14,7% da população negra ou parda estava nesse grupo.

Em se tratando de certificação de nível superior, o posto ocorreu: 22,2% das pessoas brancas estava nesse grupo, enquanto o mesmo posto foi ocupado por apenas 8,8% de pessoas negras ou pardas.

Taxa de escolarização

Entre as crianças de 0 a 3 anos, a taxa de alfabetização foi de 3,1 milhões de estudantes, o que corresponde a 30,3% do contingente total de 56,5 milhões de pessoas.

Na faixa etária que correspondente a fase pré-escolar, crianças de 4 a 5 anos, 4,8 milhões de estudantes frequentavam a escola no último ano, o que corresponde a 90,2% do total de estudantes.

Os valores representam que, apesar do aumento significativo de 78,1% para 90,2%, a meta estabelecida no PNE (Plano Nacional de Educação), de universalizar a educação infantil na pré-escola, não foi atingida.

Escolas

Do total de estudantes ilustrados na pesquisa do IBGE, 73,5% estudavam na rede pública de ensino, ao passo que 26,5% estudava em escola da rede privada.

Apesar disso, dos estudantes que chegaram a ingressar no ensino superior, no ano passado, apenas 25,7% concluiu o ensino médio na rede pública. Nas especializações, mestrados e doutorados, o índice atingiu 32,9%, apontou a pesquisa.

Ocupação

Segundo o relatório, entre indivíduos entre 14 a 29 anos que não estavam estudando, em 2016, 16,6% eram pessoas brancas e 23,3% para as pretas ou pardas.

Conteúdos relacionados