VÍDEO: UPA lotada e demora de mais de 2h para ver o médico revolta pacientes
Sesau diz que tempo seco aumenta procura
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sesau diz que tempo seco aumenta procura
Quem precisou de atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aparecida Gonçalves Saraiva,- a UPA Universitário – na manhã desta sexta-feira (30), precisou ter paciência e esperar pelo menos duas horas para conseguir ver o médico.
Segundo os pacientes, muita gente chegou por volta das 7 horas e até às 10 horas, poucos passaram pelo atendimento. Além da espera, algumas pessoas pessoas se revoltaram com gente que supostamente, ‘furou fila’.
A reclamação dos pacientes foi tanta, que leitores do Jornal Midiamax comentavam na página do Jornal sobre a demora no atendimento. “Pessoal, mandem uma equipe aqui no UPA ao lado da Agetran do Guaicurus, vocês terão uma matéria e tanto. Desde as 7 da manhã, tem mais de 100 pessoas e só chamam para a triagem, nada de médicos”, disse um leitor.
No local, às 10h10, imagens mostram que havia muita gente esperando atendimento, até mesmo em pé. De acordo com a escala médica divulgada pela Prefeitura, o local conta com cinco médicos atendendo. No período vespertino, a previsão é de apenas três.
Os pacientes relataram que teve gente que chegou antes mesmo das 7 horas, passou pela triagem e aguardava atendimento. “Cheguei aqui 8 horas e só consegui atendimento agora. Sempre que venho, tem esse problema. Demora demais o atendimento”, diz Natália Naele, de 20 anos, que levou a filha de 11 meses ao posto de saúde.
Segundo os pacientes, também teria gente furando fila, sendo privilegiado por ser conhecido da equipe médica. “Eu cheguei 7h30 aqui e até 9 e pouco, ninguém havia sido chamado pelos médicos. Depois chegou uma moça que não estava mal, mas a chamaram para ser atendida. Sabemos que tem a classificação de risco, mas não era o caso. Reclamamos e a gerência disse que não podia fazer nada. Tem paciente na cadeira de rodas que até agora não foi atendido”, diz Pablina Gimeses, que também esperava atendimento.
A reclamação é a mesma de Igor da Silva, que chegou 7h20 e depois de duas horas, ainda não havia sido atendido. “Reclamamos da moça [que supostamente teria furado fila] e a gerência e a assistência social só disseram que tinha dois médicos atendendo e que já chegariam mais. Não tem consideração com a gente”, reclama.
Camila Elias também disse estar há 2 horas esperando para passar pelo médico. “Está demorando muito e tem gente passando na nossa frente. Os idosos estão esperando atendimento também. Agora é que começaram a chamar. É muita falta de respeito”, diz.
Outro lado
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o tempo seco e o dia da semana aumenta a procura por atendimento na UPA.
“Não existe não uma sobrelotação, mas uma procura pouco acima do normal na unidade, em função do clima seco e quente. Pessoas que apresentam sintomas de falha respiratória, por exemplo. Também devemos lembrar que procura excessiva são comuns às sextas-feiras, sábados e segundas-feiras”, diz a nota.
Conforme a Sesau, o quadro de profissionais médicos está completo e, caso necessário, a equipe móvel será deslocada para o setor.
“O que pode haver é que pacientes que necessitem de inalação – ainda em função do clima – aguardem um tempo de espera maior em função de a unidade estar com os nebulizadores (inaladores) ocupados. Cada inalação demora em média 1h30”, explicou a secretaria.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.