Pacientes que procuraram a farmácia do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) Aero Rancho na tarde desta segunda-feira (20) ficaram sem atendimento e medicação. A farmácia da unidade está sem atendimento ao público desde as 13h.

“Eu vim no CAPS precisando de um remédio urgente e eles me disseram que não tem como me dar porque a farmacêutica está de atestado. Eu não sou rica para ficar indo para lá e para cá, para vir aqui passar por isso”, desabafou Kenya Fernanda, de 30 anos. Ela faz uso de medicamentos de uso contínuo e não tem condições de comprar em farmácia privada.

“Eu sou atendida na Associação Santa Rita, que é o que eu consigo, e só vim aqui porque na UBS (Unidade Básica de Saúde) Universitário falou que só teria aqui esses medicamentos. Eles querem que eu venha depois, sem eu nem saber se vai ter farmacêutica, sendo que nem posso gastar dinheiro com Uber porque moro muito longe daqui”, completa a paciente.

O que diz a Sesau

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a farmácia da unidade do Aero Rancho só não estará funcionando na tarde desta segunda-feira, das 13h às 18h. 

“A farmacêutica precisou se ausentar para passar por um procedimento, mas na parte da manhã funcionou normalmente e a partir das 18h haverá plantonista, com funcionamento até às 22h. Amanhã retoma o funcionamento integral”, diz a secretaria.

O órgão ainda detalhou que pacientes podem procurar atendimento no CRS (Centro Regional de Saúde) Aero Rancho, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, na UPA Universitário, na USF (Unidade de Saúde da Família) Dona Neta, todos na região do Anhanduí, assim como no CAPS do Guanandi.