Municípios receberão ‘dicas’ de como lidar com o lixo urbano
Termos de cooperação foram assinados nesta quinta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Termos de cooperação foram assinados nesta quinta-feira
Termos de cooperação devem garantir articulação, interação de atividades e orientação aos municípios de Mato Grosso do Sul para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, conforme a lei federal nº 12.305/2010. Os documentos foram assinados nesta quinta-feira (17), e reuniu prefeitos e vereadores de várias cidades, no plenário do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).
O esforço desta vez une o MPE (Ministério Público do Estado), a Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) e o TCE-MS, que promoveu um estudo aprofundado sobre a situação do lixo para oferecer aos gestores, caminhos para a correta destinação dos resíduos sólidos.
O levantamento do Tribunal de Contas revelou que em 90% dos municípios não há um programa sustentável, e tudo é lançado a céu aberto em lixões convencionais, pondo em risco a saúde da população e comprometendo o meio ambiente.
A cooperação entre as instituições foi considerada pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, um ato decisivo para o desenvolvimento do nosso Estado. “Esse compromisso é muito importante para toda a sociedade de Mato Grosso do Sul. A assinatura destes Termos de Cooperação vai muito além de uma mera formalidade. É um passo gigantesco que estamos dando rumo ao desenvolvimento sustentável, com a garantia de práticas e ações conjuntas que vão beneficiar o meio ambiente, e principalmente a população nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”.
Com a assinatura dos Termos, o Tribunal de Contas consolida as ações que foram propostas, pela instituição em junho deste ano, durante a apresentação do “Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos”, evento considerado um marco na atual gestão compartilhada do TCE-MS. Na época, com base nos estudos, foram apresentadas soluções de médio e longo prazo, que uma vez implantadas, vão resolver, em definitivo, esse grave problema que atinge a maioria dos municípios do Estado.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.