Governo garante reajuste para professores, porém pede mais prazo

Próxima reunião ocorre na próxima semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Próxima reunião ocorre na próxima semana

Após quase duas horas de reunião, o governo do Estado conseguiu estender prazo de negociação acerca do reajusta salarial dos professores. Segundo o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botareli, os 11,36% de aumento aos educadores vai ser colocado em prática em Mato Grosso do Sul até o próximo dia 19. No entanto, o Executivo ainda vai terminar estudo financeiro para ver como será feito o pagamento. 

“O governo reconhece direito dos professores de receber 11,36% desde o dia 1° de janeiro, então ficou só fechamento do índice e implantação para o mês de fevereiro”, explicou Botareli. O percentual foi anunciado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) no dia 14 de janeiro deste ano. À época houve bastante protesto por parte dos governantes devido à crise financeira que atinge o Brasil.

Mas, ainda segundo o presidente da Fetems, o Estado tem condições de aplicar o aumento, tendo em vista que elevou tributos como IPVA (Imposto por Propriedade de Veículos Automotores) e o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)do diesel voltou a ser de 17%. Nesta sexta-feira (12) haverá reunião com os dirigentes dos sindicatos municipais de Educação para ser repassado o que ficou definido nesta tarde.

Em relação à integralização do piso nacional, não há mudanças. “Em outubro vamos ter o reajuste de 5.92%, vai ser assim até 2012, mas essa discussão vamos deixar para outubro”, ressaltou. Na terça-feira ou quarta-feira da próxima semana outra reunião ocorre entre Fetems e governo, desta vez eles esperam a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que hoje não compareceu por incompatibilidade de agenda. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

dengue