Provas acontecem neste fim de semana

Em meio a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), algumas histórias marcam quem quer ingressar em uma faculdade. Uma delas é de uma mãe que deixou o filho no hospital para não perder o compromisso e uma outra que esqueceu documento, que é obrigatório portar.

Isabel Cristina de Oliveira, 45 anos, dona de casa, esta com o filho internado após ser diagnosticado com meningite. Ela relata que saiu direto do hospital para o local de prova par não perder. “Vim direto para não correr o risco e ainda ficar com meu filho. Agora estou aguardando meu marido trazer alguma coisa pra eu comer antes de entrar para a prova. Esta é a 5ª vez que faço a prova do Enem”.

Quem também terá uma história pra contar após este fim de semana é a diarista Claudia Martins, 32 anos. Ela esqueceu o documento e espera que o esposo leve para ela poder fazer a prova. “Eu estava tão ansiosa que acabei esquecendo, entrei na sala e ai que eu vi que havia esquecido. Agora sai da sala e estou esperando meu esposo trazer. Tomara que de tempo. Esta é a primeira vez que faço o Enem”, disse ela.

As provas do Enem ocorrem neste sábado e domingo, amanhã, dia 06. As provas iniciam às 12h30 horário de MS. Em todo o Mato Grosso do Sul, são 139,638 mil inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que ocorre neste fim de semana na maioria do país.

Destes, no Estado, 488 não farão a prova nestes dias 05 e 06 de novembro, por conta das ocupações que estão sendo feitas em varias regiões do Brasil em protesto contra a reforma do Ensino Médio. Estes 488 fariam as provas e Paranaíba, na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que farão as provas dias 03 e 04 de dezembro. No total são 8.386.944 estudantes que farão as provas neste sábado, 5, e domingo, 6, em 1.727 municípios brasileiros.

Outros 240.304 candidatos farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro, devido à ocupação de seus locais de prova. Até a manhã dessa sexta-feira, 4, as ocupações haviam afetado 364 localidades. Participantes que se enquadram na condição de pessoas privadas de liberdade (PPL) e jovens que cumprem medida socioeducativa farão as provas nos dias 13 e 14 de dezembro.