Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem concurso público no horizonte, Agraer irá realizar contratações temporárias

Sindicato não se posicionou sobre opção por contratações temporárias em detrimento à realização de concurso público para contratação de servidores efetivos
Osvaldo Sato -
Consultado, órgão não se manifestou quanto à previsão de realização de concurso público

O diretor-executivo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Marcos Roberto Carvalho de Melo, afirmou que até o final deste ano, devem ser realizadas as contratações de 124 novos profissionais para reduzir o déficit de pessoal no órgão.

A afirmação foi feita durante uma sessão ordinária da Comissão Permanente de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), realizada na última quinta-feira (16), no plenarinho da Casa de Leis.

Os legisladores questionaram o diretor quanto à necessidade de ampliar o quadro de servidores do órgão para melhor atender às demandas dos agricultores familiares. Em resposta, o diretor anunciou o quantitativo e que a efetivação deve ser feita até o final do ano.

Entretanto, não há esclarecimentos sobre os porquês da escolha de contratações temporárias e não pela realização de concurso público, que pudesse nomear servidores para comporem o quadro efetivo da instituição.

A reportagem do Jornal Midiamax questionou a Agraer sobre a proposta de contratação de temporários e se haveria previsão para realização de concurso público. Em resposta informou em nota que, juntamente ao Executivo, “analisa o reforço no quadro de colaboradores da autarquia. Tão logo haja uma definição, será dada devida publicidade na forma e nos moldes do processo em questão”, declarou.

Já o Sinterpa (Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Extensão Rural, Pesquisa, Assistência Técnica, Serviços Agropecuários e Afins do Estado de Mato Grosso do Sul) foi questionado quanto à seu posicionamento diante da decisão da administração estadual de realizar contratação temporária em detrimento à concurso público para fins de admissão ao quadro permanente de pessoal.

Em resposta, o sindicato afirmou que a informação que possuía era a mesma do diretor-executivo, porém não se posicionou quanto à questão apresentada. Novamente questionada, respondeu em nota:

“O Sinterpa não obteve a informação direto do Governo no que se trata das contratações temporárias por processo seletivo ou outra forma que o Governo utilize para tal, temos reunião agendada para tratar dentre outros assuntos de interesse de nossa classe, também a contratação citada no questionamento, após a reunião teremos nosso posicionamento oficial”, afirmou.

Segundo o Sindicato, ele acredita que “provavelmente o Governo do Estado possui uma estratégia no que diz respeito ao funcionalismo e nós do Sinterpa iremos analisar tal estratégia, pois temos que esclarecer os pontos ponderados por nosso Governo Estadual antes de nos posicionar sobre a questão”, concluiu.

Este questionamento foi feito diante do fato que a Agraer, vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), sofreu uma significativa redução no número de servidores ao longo dos anos. Há cerca de 20 anos, a agência contava com 682 funcionários, mas atualmente possui apenas 432.

Segundo o diretor, foi solicitada à gestão estadual a realização de um concurso público, porém, a medida adotada será a contratação temporária dos 124 profissionais.

* Atualizado às 14h18 de 22/05/2024 para acréscimo de posicionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Últimas Notícias

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros

Polícia

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Homem de 34 anos é acusado por violência doméstica praticado contra ex-namorada na saída de academia. Vídeo flagrou ação