Emissão de CPF com certidão de nascimento não tem prazo para ser implantada em MS
Pais perguntaram pelo serviço na Capital
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pais perguntaram pelo serviço na Capital
O sistema que vai permitir a emissão do CPF (Certidão de Pessoa Física), diretamente na certidão de nascimento, como já está sendo implantado em São Paulo (SP), ainda não tem prazo para chegar a Mato Grosso do Sul. Diferente do que disse o superintendente substituto da Receita Federal SP, o serviço ainda não está disponível em todo o país, e em alguns estados, como MS, deve demorar pelo menos até o ano que vem.
Conforme o TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul) para que os documentos sejam emitidos juntos, é necessário o cadastramento do oficial registrador no sistema da Receita Federal, da mesma forma como é feito nos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, até o momento, únicos autorizados para a expedição do CPF.
Ainda segundo o TJMS, a Receita Federal de MS informou que “ainda não há procedimento já parametrizado para a efetivação desses cadastramentos”.
Já o presidente da Arpen/MS (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de MS), Luís Alberto Degani de Oliveira, está mais otimista quanto a inclusão do sistema. “Nós ainda não recebemos nenhuma informação relativa a isso, mas acredito que não demore muito para acontecer, porque nós temos um convenio com o Estado de SP, e usamos o mesmo sistema que eles, então isso facilitará muito”, explicou.
Degani acredita que até o primeiro semestre de 2016, o serviço já esteja disponível em MS. “Só não sai este ano por causa do recesso dos órgãos púbicos”, destacou.
Na quarta-feira (2), uma parceira entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), permitiu que o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) seja impresso junto a certidão de nascimento das crianças, ou primeiro registro. O sistema possibilita que os cartórios informem os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão sem nenhum custo.
Antenados
Depois da parceria ser divulgada pelos meios de comunicação, alguns pais mais antenados já perguntaram sobre o serviço nos cartórios. No Cartorário do 2º Ofício Santos Pereira, a responsável pelos registros comentou que algumas famílias pediram pelo CPF quando foram registrar os pequenos, mas infelizmente, tiveram que sair de lá sem essa facilidade, e terá que pagar a taxa de R$ 7, em algum dos locais credenciados, para conseguir emitir o documento.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Em partida do Intercontinental, menção de narrador a município de MS movimenta redes sociais
Bataguassu foi citada e chamou a atenção nas redes sociais. Além disso, campo-grandense Matheus Martins foi titular na partida
Diplomação de eleitos em municípios de MS começa nesta semana; confira datas
Campo Grande terá diplomação de vereadores e prefeita em 18 de dezembro
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.