Morto a tiros nesta sexta-feira (8) durante comício na cidade de Nara, no Japão, o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe esteve no Brasil por duas vezes. A última aconteceu em 2016, na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

À época liderança japonesa, Shinzo surpreendeu o mundo ao participar da cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio. O então primeiro-ministro representava o , país para o qual o Brasil passava o ‘bastão' para a realização das próximas Olimpíadas.

Ao fim da cerimônia, no estádio Maracanã, Shinzo Abe interpretou Mario Bros, personagem dos videogames e ícone da cultura japonesa.

Em alguns segundos, vídeo exibido para o público mostrava um pouco da cultura japonesa e Shinzo Abe dentro de um carro, como se estivesse a caminho do Brasil. No vídeo, o então primeiro-ministro passa por uma espécie de transformação para o personagem dos videogames.

O ápice da surpresa acontece quando Shinzo Abe surge de um cano, cena da representação fiel do jogo. O público que acompanhava a cerimônia foi à loucura.

Confira abaixo o momento:

Shinzo Abe assinou termo de cooperação no Brasil

A outra visita do então primeiro-ministro japonês ao Brasil aconteceu em 2014, período do mandato da presidente Dilma Rousseff. Na época, Shinzo Abe assinou acordos de cooperação mútua entre os dois países.

Além do Distrito Federal, Abe também foi à capital paulista e visitou o bairro da Liberdade, tradicional reduto japonês na maior cidade do Brasil.

Assassinato em comício

Conforme divulgado pela polícia japonesa, um suspeito foi detido no ataque, Tetsuya Yamagami, com cerca de 40 anos. Ele é suspeito do homicídio e com ele foi apreendido uma arma.

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007 e, mais tarde, entre 2012 e 2020.

O comício realizado na cidade de Nara acontecia antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para domingo (10). Abe discursava em apoio a Kei Sato, um membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.