Como previsto por pesquisadores, este ano terá um asteroide gigante — o (7482) 1994 PC1 — passando próximo ao planeta Terra nesta terça-feira (18), perto das 18h50, no horário de Brasília. Segundo informações da NASA, a agência especial norte-americana, essa será a única oportunidade de observá-lo até 2105.

Mesmo tendo 1 quilômetro de extensão e sendo considerado um objeto potencialmente perigoso, os astrônomos garantem não haver nenhum risco de colisão. Então fique tranquilo, pegue seu telescópio e olhe para cima para acompanhar a passagem do asteroide.

A rocha com pouco mais de 1 km de diâmetro, ficará cerca de 2 milhões de quilômetros de nós, a uma velocidade de 76.192 km/h. Mas esse não será o maior asteroide que passou pela Terra. O maior foi o 3122 Florence (1981 ET3), que voou e não colidiu com nosso planeta em 1 de setembro de 2017, e tinha entre 4 e 8,4 quilômetros de largura. É esperado que o asteroide faça outra passagem por aqui em 2 de setembro de 2057.

O site Canal Tech explicou que pode ser bem difícil detectar o objeto, mas, quando ele passar perto de estrelas de fundo, será possível observar seu movimento em relação a elas. O brilho da Lua quase cheia pode atrapalhar um pouco, mas ela estará a uma boa distância do alvo.

Já que a probabilidade de conseguir acompanhar a passagem a olho nu é quase nula, se você não tiver um telescópio, você pode acompanhar a aproximação do objeto através da transmissão ao vivo do The Virtual Telescope Project. A Live estará disponível a partir das 16h neste link.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)