Parlasul debate criação de corredores bioceânicos para incentivo ao comércio
A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) reuniu-se nesta segunda-feira (23) e aprovou a realização, em data a ser definida, do último webinário sobre corredores bioceânicos na América do Sul, os quais serão usados como alternativa para favorecer as trocas comerciais entre os países da região. A reunião contou com a participação do senador […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) reuniu-se nesta segunda-feira (23) e aprovou a realização, em data a ser definida, do último webinário sobre corredores bioceânicos na América do Sul, os quais serão usados como alternativa para favorecer as trocas comerciais entre os países da região.
A reunião contou com a participação do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a representação brasileira no Parlasul e a Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE).
— Foi discutida, através dos observadores, o transcurso e o resultado final das eleições na Bolívia e no Brasil, e concluíram que tudo ocorreu sem intercorrências. Por fim, foi debatida a realização de um novo webinário para discutir a Rota Bioceânica e o impacto que vai ocasionar na Argentina — afirmou Nelsinho Trad, ao comentar sobre a reunião do Parlasul.
A Rota Bioceânica é um projeto que pretende interligar os oceanos Atlântico e Pacífico, cruzando o Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Oficialmente chamada de Rota de Integração Latino Americana (Rila), a Rota Bioceânica é um corredor rodoviário com previsão de ter quase 2,5 mil quilômetros. O projeto teve início no ano 2000.
Na mesma reunião, a presidência do Parlasul informou que o Grupo Mercado Comum aprovou a prorrogação do período de transição que termina este ano, ficando pendente apenas a aprovação do Conselho Mercado Comum. O período de transição em vigor determina que os Estados-Partes devem realizar, até dezembro de 2020, eleições diretas para o Parlasul, que reúne representantes dos Parlamentos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela.
A Mesa Diretora do Parlasul reúne-se novamente na segunda-feira (30), quando serão discutidas as atividades dos comitês de obras, saúde e infraestrutura, a fim de avaliar o alcance da infecção da covid-19 nos países que integram o bloco, além de outros temas.
Em dezembro, está prevista uma reunião presencial do Parlasul no Uruguai, que somente será efetivada se as autoridades sanitárias locais autorizarem a entrada dos integrantes do colegiado em Montevidéu. O Parlasul é presidido atualmente pelo argentino Oscar Laborde.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.