Pular para o conteúdo
Brasil

Logo estarei de volta, diz Jair Bolsonaro após cirurgia de hérnia

O presidente Jair Bolsonaro foi submetido neste domingo pela manhã em São Paulo à quarta cirurgia após o ataque a faca que sofreu durante a campanha eleitoral há um ano. O procedimento foi para correção de hérnia incisional, que surgiu sob a cicatriz das cirurgias anteriores. “Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas […]
Arquivo -
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi submetido neste domingo pela manhã em à quarta cirurgia após o ataque a faca que sofreu durante a campanha eleitoral há um ano. O procedimento foi para correção de hérnia incisional, que surgiu sob a cicatriz das cirurgias anteriores. “Mais uma cirurgia. Desta vez foram 5 horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado Deus pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!”, escreveu o presidente em rede social no fim da tarde.

Em seguida, o senador (PSL-RJ), filho mais velho do presidente, divulgou uma foto ao lado do pai. “O cara é forte!!! Graças a Deus correu tudo bem em mais essa batalha pela vida”, disse.

Segundo o médico responsável pelo procedimento, Antônio Macedo, cirurgião geral do Hospital Vila Nova Star, o quadro de Bolsonaro é estável e as visitas estão restritas. Ele ainda disse que o procedimento durou mais do que o inicialmente previsto devido a uma aderência do intestino, mas não houve complicações.

“A gente fala que vai durar duas horas. Mas vai durar o que é necessário. Se precisar durar quatro, que demore. O importante é ficar bem-feito. Tem de ter muito cuidado para não machucar o intestino de forma alguma”, explicou.

Após o procedimento, o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rego Barros, informou que Bolsonaro passou a Presidência ao vice, Hamilton Mourão, pelos próximos cinco dias a partir de ontem. Mas a internação pode se estender por até dez dias, afirmou Macedo aos jornalistas no início da noite.

“Ele só vai sair daqui direto para o aeroporto, não vai ficar em hotel, então é difícil dizer (quando receberá alta). Mesmo que ele esteja bem em cinco dias, para viajar ele precisa de uns dez dias”, concluiu.

Ao ser questionado sobre possíveis novas cirurgias, o médico disse que a chance da hérnia voltar é pequena. “Elas têm índice de reincidir, mas essa probabilidade não é superior a 6%. A chance é muito pequena. O tecido está bem mais musculoso e mais forte, é de imaginar que não vai haver reincidência, mas é sempre possível”. A partir de hoje, Bolsonaro passará por uma dieta líquida.

No único boletim médico divulgado, o hospital informou que Bolsonaro apresenta quadro clínico estável e fará sua recuperação no apartamento, com visitas restritas.

De acordo com Macedo, as hérnias incisionais podem ocorrer em casos de cirurgias que não foram planejadas, como a que foi realizada em Bolsonaro após a facada. “Tudo isso é consequência das cirurgias. O tecido ficou enfraquecido, cedeu a sutura e surgiu essa hérnia.”

Visitas

Flávio Bolsonaro, o deputado (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filhos do presidente, estiveram no hospital. A primeira-dama, Michelle, também acompanha o presidente. “Agradecemos a Deus, a toda equipe médica do hospital e a todos que rezaram/oraram. A cirurgia foi um sucesso”, afirmou Eduardo, em rede social.

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, desejou boa recuperação pelo Twitter. “Meu amigo Jair Bolsonaro, estou feliz que sua cirurgia tenha sido bem-sucedida. Desejo uma total recuperação e sucesso para você e para o povo brasileiro. Feliz Dia da Independência”, declarou, em referência ao 7 de Setembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pátio central shopping imposto

Universidade oferece orientação gratuita para declaração do imposto de renda em shopping

Vaticano revela projeto da lápide do Papa Francisco

Homem é preso após manter a própria mãe em cárcere privado no interior de MS

Lula dá posse a Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

dengue (Divulgação, SES)

Mato Grosso do Sul tem 9 óbitos por dengue confirmados em 2025

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Jorge & Mateus: cantor passa por cirurgia de emergência e Jorge assumirá agenda de shows

Jorge seguirá com a agenda de shows já confirmada e assumirá as próximas apresentações sozinho

Esportes

João Fonseca vence dinamarquês na estreia em Madri em seu retorno ao circuito

João Fonseca voltou aos torneios com uma tranquila vitória nesta quinta-feira, no Masters 1000 de Madri

Mundo

Trump cita possíveis sanções contra Rússia, mas espera acordo para fim da guerra com Ucrânia

Trump mencionou que um acordo entre Rússia e Ucrânia está perto de ser alcançado

Transparência

Contrato para viagens de pacientes do SUS recebe aditivo de R$ 4,82 milhões em Três Lagoas

Contrato recebeu quinto termo aditivo e foi prorrogado por mais um ano