Seguindo tutoriais no Youtube, brasileiro constrói casa com apenas dois ajudantes

Um analista de sistemas de 33 anos, Evandro K. Balmant, conseguiu construir uma casa com 200 metros quadrados em Almirante Tamandaré, região da Grande Curitiba, apenas assistindo tutoriais no Youtube. Além dos vídeos, Evandro contou com ajuda de apenas duas pessoas para por ‘a mão na massa’, seu pai e um mestre de obras, que cuidaram […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um analista de sistemas de 33 anos, Evandro K. Balmant, conseguiu construir uma casa com 200 metros quadrados em Almirante Tamandaré, região da Grande Curitiba, apenas assistindo tutoriais no Youtube.

Além dos vídeos, Evandro contou com ajuda de apenas duas pessoas para por ‘a mão na massa’, seu pai e um mestre de obras, que cuidaram da estrutura de concreto e do telhado. O paranaense informou aos jornais locais que economizou cerca de R$ 150 mil com mão de obra.

Planejamento

Para que a construção pudesse dar certo, Evandro e sua esposa precisaram tomar algumas decisões antes da obra e a primeira delas foi pela segurança da família para, posteriormente, calcularem as finanças.

O casal decidiu utilizar tijolos ecológicos na obra, que são feitos com lixo reciclado e se encaixam com maior facilidade e não necessitam de reboco, o que já ajudaria na execução da obra. Além disso, esse tipo de material garante isolamento acústico e térmico.

O uso de tutorial

O casal, que vivia em uma área de muito barulho em Curitiba, já pesquisava sobre construção de casas com isolamento acústico desde que ganharam o terreno do sogro de Evandro. Entretanto, o orçamento sempre saía muito alto, impossibilitando que eles conseguissem seguir adiante com o plano, já que possuam pouco dinheiro guardado.

Somente pela mão de obra o casal orçou cerca de R$ 12 mil em gastos iniciais, momento em que Evandro teve a ideia de ele mesmo ‘colocar a mão na massa’. Como é analista de sistemas, e ligado à tecnologia, o paranaense decidiu procurar em canais do Youtube tutoriais que o ajudassem aprender os procedimentos a serem adotados para a obra.

Certamente, antes de começar a experiência, Evandro questionou conhecidos que atuam na área, como engenheiros e arquitetos, sobre a possibilidade do projeto. Com a afirmação positiva, o sonho do casal e a disposição para estudo, o casal conseguiu a casa que tanto queriam.

 

Conteúdos relacionados