Brasilianas.org debate permanência do PMDB na base aliada
Programa de hoje ,aborda o futuro da política e da economia do país
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Programa de hoje ,aborda o futuro da política e da economia do país
Um dos assuntos políticos de maior importância nesta semana, a decisão do PMDB de manter o apoio à base aliada do governo, é um dos temas da edição de hoje (28) do programaBrasilianas.org, apresentado pelo jornalista Luís Nassif, que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 23 horas, na TV Brasil. O programa de hoje também aborda o futuro da política e da economia do país, diante de eventuais mudanças na composição político-partidária do Congresso Nacional, e as medidas que ainda podem ser tomadas para barrar o processo deimpeachment da presidenta Dilma Rousseff.
A posição do PMDB deve ser tomada amanhã (29), em reunião do Diretório Nacional do partido, em Brasília e, caso o partido deixe a base de apoio, haverá um prazo para que os ministros e demais peemedebistas ocupantes de cargos no governo deixem os postos. Com a expectativa de buscar uma convergência em torno dos caminhos a serem tomados pela legenda, o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, chegou a cancelar uma viagem que faria a Portugal.
“O que está sendo mais acertado é o desembarque mais gradual [do PMDB] em que os ministros vão sair aos poucos”, disse um dos debatedores do programa, Tales Faria, que é colunista do portal Fato Online. Para ele, diante de um cenário de ruptura com o PMDB, resta ao Palácio do Planalto a estratégia de conquistar, isoladamente, os 172 votos necessários contra oimpeachment.
Para Tales Faria, neste momento, é muito importante o papel desempenhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como articulador do governo. “Vamos ver como é que o Supremo Tribunal Federal vai se portar”, disse ao se referir à indefinição da posse de Lula como ministro na Casa Civil. Para Farias, a participação do ex-presidente no governo de Dilma ajudaria no diálogo com parlamentares.
O papel do Judiciário no atual contexto político foi lembrado pelo presidente do Conselho da Associação Juízes para a Democracia, André Augusto Bezerra. “O Judiciário tem de ficar atento para que o clamor das ruas não venha tirar o seu papel de ser também o defensor das minorias, dos direitos conquistados no processo de redemocratização”, disse Augusto.
Economia
Para o economista Antonio Corrêa de Lacerda, uma eventual saída de Dilma Rousseff da presidência não resolveria a crise econômica. Para ele, que coordena o Programa de Estudos de Pós-graduação em Economia Política da PUC-SP, as adversidades que o Brasil enfrenta atualmente, como retração e custo do crédito, além da queda de produção vão continuar.
Correia de Lacerda defendeu a necessidade de o país seguir com políticas de combate às desigualdades sociais, pois a visão de que reduzir investimentos na área social traria melhores condições econômicas é “simplista”.
Na análise do cientista político e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), Wagner Iglecias, caso a presidenta Dilma se mantenha no comando da nação, ela deverá ser muito cobrada para mudar a agenda econômica por parte dos movimentos sociais que estão vivendo “um momento paradoxal”.
Para Iglecias, de um lado os movimentos defendem a legitimidade da permanência da presidenta no cargo, mas por outro também querem o atendimento das reivindicações de classes menos favorecidas. O conteúdo do programa Brasilianas.org pode ser acessado pelo siteda TV Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Últimas Notícias
Em Mato Grosso do Sul, 204 mil famílias recebem Bolsa Família em dezembro
Pagamentos serão antecipados para antes do Natal
Após decisão do STF, presidente do TJMS cumpre expediente no órgão nesta terça
Sergio Fernandes Martins estava afastado desde 24 de outubro após operação contra venda de sentenças no Estado
Fumacê amplia o combate à dengue em seis bairros de Campo Grande nesta terça-feira
Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas
Mato Grosso do Sul recebe 20 mil doses de nova vacina contra a Covid-19
Agentes de saúde vão passar por treinamento sobre novo imunizante
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.