ABIN cria modelo para identificação de terroristas e é ironizada no Facebook

Usuários criticam modelos de “pessoas suspeitas” citados pela agência 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Usuários criticam modelos de “pessoas suspeitas” citados pela agência 

Uma imagem divulgada pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) com objetivo de ajudar na identificação de terroristas vem sendo ironizada por usuários do Facebook. Publicada na tarde deste domingo (10), a imagem já teve mais de 2100 compartilhamentos e diversas críticas, especialmente ao texto, classificado por muitos como “nada inteligente”.

A agência descreve como “pessoas suspeitas” quem “utiliza roupas, mochilas e bolsas destoantes das circunstâncias e do clima, agem de forma estranha e demonstram intenso nervosismo”. Na interpretação dos internautas, a descrição é absurda, já que criaria um número condiderável de suspeitos.

“Agência Brasileira de Inteligência descrevendo a aparência de terrorista me faz imaginar que espécie de profissionais de Inteligência eles formam. Céus, que ingenuidade! Um terrorista que se preza tem a aparência que ele quiser, ok?”, cita uma internauta. “E vamos nós aos estereótipos… Faltou falar que usa turbante e tem nariz grande. Há 30 anos atrás seria o barbudo com a camisa vermelha do Che?”, ironiza outro.

ABIN cria modelo para identificação de terroristas e é ironizada no FacebookAté mesmo o cenário político do país foi utilizado na brincadeira. “Cuidado ao ver um homem vestindo paletó e se dirigindo ao Congresso Nacional, muitos parecem trabalhadores, mas não se engane com suas bolsas destoantes e intenso nervosismo”, comentou um usuário. “Uma roupa “destoante” das circunstâncias e do clima seria biquinis e regatas, já que estamos no inverno? Ou seja, muita gente vai usar agasalho de qualquer forma. Que critério idiota. Vergonha”, continuou.

O tema tem ganhado repercussão e gerado certo debate até porque muitos também concordam com a mensagem da ABIN e a defendem na rede social. “ O post não diz que terroristas se vestem e se portam apenas dessa forma, nem que quem se veste ou se porta dessa forma com certeza é um terrorista, diz apenas que são características suspeitas, levando-se em conta o contexto. O que vc sugere, um post que diga que terroristas podem ter a aparência que quiser?” . Apesar das defesas, as críticas continuam sendo maioria. 

Conteúdos relacionados