Comissão inaugura votação secreta em painel eletrônico
A urna eletrônica usada na votação é totalmente isolada
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A urna eletrônica usada na votação é totalmente isolada
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realizou nesta quinta-feira (14) a primeira votação secreta em painel eletrônico, com a aprovação das indicações de Paulo César de Oliveira Campos para embaixador do Brasil na França, e de Guilherme de Aguiar Patriota para representante do país na Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em Washington.
A votação foi realizada na sala da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que já dispõe do equipamento eletrônico, a ser instalado na CRE e nas demais comissões permanentes do Senado. Anteriormente, a votação era feita com cédula de papel depositada em urna. A sabatina de chefes de missão diplomática é aberta ao público, mas a votação é secreta, de acordo com as normas regimentais em vigor. O placar também não é divulgado. O aparelho registra somente o nome dos votantes e o resultado final.
A instalação dos painéis eletrônicos é parte de um processo de modernização do espaço físico das instalações do Senado. A captação dos recursos ocorreu por meio da venda da folha de pagamento dos servidores da Casa ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica.
A urna eletrônica usada na votação é totalmente isolada e não está conectada à rede do Senado, por motivo de segurança. O núcleo do software é o mesmo utilizado pela Câmara dos Deputados. A urna foi instalada em cabine indevassável, na qual os senadores utilizam código de autenticação digital e realizam a votação. A vantagem é que o resultado da apuração é imediato, explicou o titular da Coordenação do Sistema de Votações Eletrônicas do Senado, Sérgio Bonifácio.
Modernização
Durante a votação, o presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), destacou o papel da Secretaria-Geral da Mesa no processo de modernização do Senado.
— Está aqui presente, entre nós, o secretário-geral da Mesa, Doutor [Luis Fernando] Bandeira, que foi um dos artífices desse painel eletrônico, desse aperfeiçoamento tecnológico dos mecanismos da nossa deliberação. Começamos por este plenário e, depois, ele será estendido aos demais plenários [das outras comissões] — afirmou.
A senadora Ana Amélia (PP-RS), por sua vez, destacou a segurança do processo de votação, com a utilização de urna indevassável.
— Eu acho isso um avanço tecnológico. A tecnologia está aí para facilitar o trabalho dos parlamentares, sem perder a questão do sigilo e também a agilidade na tramitação dessas matérias — afirmou.
Luiz Fernando Bandeira destacou que a instalação do equipamento utilizado na votação só foi possível graças ao empenho do diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio.
— A Câmara já tinha desenvolvido uma urna eletrônica, e não hesitou em fornecer o equipamento e o código. O contexto de modernização é geral, não apenas na votação secreta. Temos agora computador para cada parlamentar, que permite que a pauta da comissão esteja disponível na tela do senador, permitindo economia de papel utilizando na impressão dos avulsos — afirmou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.