É quase impossível um campo-grandense não ter ouvido falar de Gaby, a majestosa que é uma das estrelas do Bioparque do . Atração disputada e tietada no Aquário e celebrada nas redes sociais, Gaby teve direito até à cerimônia de batismo pomposo e, nesta quinta-feira (16), curtiu seu “dia de folga” tomando sol no Parque das Nações. Lá, como boa celebridade que é, foi clicada por paparazzis – os biólogos que a acompanhavam – por assim dizer.

Por ser um réptil e, portanto, ter sistema circulatório diferenciado, a sucuri Gaby toma banho de sol de uma a duas vezes por semana, a fim de garantir sua saúde. “Esse momento é muito importante para a fisiologia dela, assim é possível manter seu corpo quentinho, além de deixá-la mais ativa e trazer benefícios para seu metabolismo”, traz postagem no perfil oficial do Aquário, no qual Gaby é “exposta” em vídeo.

“Os banhos de sol são feitos de uma a duas vezes por semana, por aproximadamente 30 minutos, sempre acompanhados pelos biólogos”, complementa a postagem.

Sucuri Gaby é paraense

A sucuri Gaby veio de um local de preservação da fauna do Pará. Conforme o biólogo Allyson Favero, do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) do (Instituto de Meio Ambiente de MS), ela foi resgatada com ferimentos ainda bem jovem.

“Ela chegou com alguns machucados, provavelmente foi capturada. Ela teve os primeiros atendimentos e criaram ela [no Pará], já que provavelmente ela não tinha capacidade de voltar a natureza”, disse em ocasião anterior.

Por ser criada com a presença humana, fazer o manejo da sucuri Gaby não é difícil. “[…] Ela é bem calma, não se assusta com a presença de pessoas. Por enquanto ela ficou mais escondida [no tanque] porque ela ainda está no processo de adaptação, está conhecendo”, ressaltou o biólogo.

Gaby foi “batizada” no último dia 9 de junho, em cerimônia pomposa que contou até com artistas e cenografia especial. Na ocasião, cerca de 50 “sortudos” que visitavam o Bioparque do Pantanal tiveram o privilégio de participar da “intimidade” da sucuri, que ganhou visibilidade até da cantora Gaby Amarantos, xará e conterrânea da sucuri.