A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição foi aconselhada pelo Gabinete de Segurança Institucional a não levar o presidente a evento em para convenção de lançamento da chapa, que seria entre o dia 23 ou 24 de julho. A organização estava na dúvida sobre realizar o evento em ou São Paulo.

Conforme o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, os organizadores queriam um evento na Avenida Paulista para demonstrar força e juntar grande número de apoiadores. O evento também seria para oficializar o nome de Walter Braga Netto como seu vice.

Porém, o Gabinete de Segurança orientou que a convenção seja feita em Brasília, onde será possível controlar a circulação de pessoas e evitar problemas de segurança.

Isso porque em 2018, durante campanha, Bolsonaro foi alvo de facada em Juiz de Fora, Minas Gerais. Assim, a segurança do presidente prefere evitar novos possíveis incidentes.

Mala Balística em Campo Grande

bolsonaro
(Fotos: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Assim como em outras aparições públicas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também contava com uma proteção de segurança peculiar, em sua à Campo Grande, nesta quinta-feira (30): uma ‘mala balística', que aparenta ser uma pasta, mas que se acionada, se transforma em um escudo à prova de balas.

O equipamento fica com os seguranças de Bolsonaro, que carregam consigo o tempo todo perto do presidente, dentro ou fora de ambientes controlados. Na Capital, o mandatário passou boa parte do percurso, após chegar na cidade, em carro aberto, sempre com a escolta equipada.

Conforme publicou o Metrópolis, o equipamento é fabricado em tecido kevlar (aramida) e tem revestimento em couro preto. A pasta-escudo é resistente a disparos de armas curtas. Esse material é o mesmo utilizado para a confecção de alguns modelos de coletes balísticos.