Na última semana, a Justiça Federal em e o Programa Povo das Águas realizaram uma técnica ao Alto Taquari, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi conhecer a área em que está prevista a realização da próxima edição do JEF (Juizado Especial Federal) Itinerante, de 17 e 21 de junho.      

O JEF Itinerante é uma ação da Justiça Federal da 3ª Região, em parceria com órgãos públicos e entidades não governamentais, que leva à população residente em locais distantes, acesso à Justiça e cidadania, com serviços como emissão de documentos, cadastro em programas sociais e atendimento sobre benefícios previdenciários e assistenciais.  

O Programa Social Povo das Águas, parceiro da JFMS nos trabalhos itinerantes, é um projeto da Prefeitura de Corumbá/MS que atende famílias residentes em regiões do Pantanal com ações de saúde, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções. 

Alto Taquari 

Na região, vivem cerca de 697 pessoas. A localidade é de difícil acesso, pois o Rio Taquari, antes navegável, secou.   

Atualmente, para se chegar às propriedades rurais, são necessários veículos de tração nas quatro rodas, fato que dificulta o acesso da população aos serviços públicos e à Justiça Federal. 

No dia 8, a visita ocorreu na área de Nhecolândia, distrito de Corumbá, na Lourdes.