Governo propõe lei para agilizar compra e venda de veículos no Estado

Comunicação ao Detran deve ser feita no dia da transferência do veículo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comunicação ao Detran deve ser feita no dia da transferência do veículo

Está na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o projeto de lei que pretende tornar menos burocrático e agilizar o processo de transferência de veículos no Estado. Pela proposta do governo, os próprios cartórios, no momento do reconhecimento da firma de quem vendeu e quem comprou, deve comunicar eletronicamente o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) e a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda).

Com essa comunicação eletrônica, que deverá ser feita no mesmo dia do reconhecimento de firma das partes, a pessoa que vendeu o veículo passa a não ter mais responsabilidade civil, administrativa, tributária e criminal sobre o bem.

Governo propõe lei para agilizar compra e venda de veículos no Estado

O governador Reinado Azambuja (PSDB) defende a medida como forma de facilitar a prestação de serviços aos vendedores ou aos compradores de veículos, “que podem ser atendidos em menor tempo e de forma menos burocrática no processo de transferência da propriedade de veículos, uma inegável vantagem para a sociedade”, justifica no texto do projeto.

Além disso, o chefe do Executivo estadual acredita que a comunicação eletrônica mais ágil e as novas regras darão maios segurança à Sefaz “para acionar aqueles que estão realmente obrigados a pagar tributos incidentes sobre veículos automotores, sem risco de alegação de venda anterior”. Ou seja, haverá mais controle e rigor na cobrança de impostos em débito com o Estado durante as transações.

O projeto de lei segue para análise das comissões permanentes da Assembleia para, em seguida, ser votada em plenário.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Bamaq
veículos