Mesmo com retração, transações de veículos usados mantêm índice positivo
Transações de automóveis e comerciais leves usados caíram 9,1% na comparação com abril
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Apesar de queda em relação a abril, maio teve mais de 1,2 milhão de trocas de titularidade de veículos usados em todos os segmentos mantendo o índice positivo no Brasil, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
As transações de veículos usados registraram retração de 8,2% sobre abril e de 5,2% ante maio de 2023. Porém, no acumulado do ano, os números seguem positivos em 6,6%.
“Acredito que dois fatores, em especial, justificam a queda. Em maio, tivemos um dia útil a menos na comparação com abril, o que sempre é refletido nos números do setor. Além disso, a tragédia climática que afetou a Região Sul do País reflete no volume nacional, apesar de ainda estarmos avaliando o real impacto das chuvas nas transações de veículos”, analisa o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
Desempenho por segmento
As transações de automóveis e comerciais leves usados caíram 9,1% na comparação com abril e 5,4% ante o mesmo mês de 2023. Já na comparação dos cinco primeiros meses de 2024 sobre igual período de 2023, houve alta de 7%.
Os modelos usados, com até 3 anos de fabricação, representaram 11,8% do total transacionado no mês. No acumulado de 2024, estes veículos acumulam participação de 10,6%.
O mercado de caminhões usados retraiu 7,4% sobre abril e 11,2% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Com isso, o segmento volta a apresentar retração no acumulado deste ano (-2%).
Os implementos rodoviários usados apontaram queda no mês de maio (-10%) sobre abril e na comparação com mesmo mês do ano passado (-14,9%). No acumulado dos cinco primeiros meses de
2024 sobre 2023, a alta foi de 1,7%.
A comercialização de ônibus usados sofreu redução de 11,2% no mês de maio sobre abril e de 15,5% sobre maio de 2023. A queda no ano foi de quase 6%.
As motocicletas usadas tiveram diminuição de 4,9% em suas transações, na comparação com abril, e de 3% sobre maio de 2023. Já no acumulado dos cinco primeiros meses do ano houve alta de quase 7%.
Notícias mais lidas agora
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
Últimas Notícias
VÍDEO: para quem perdeu tudo em temporal, chuva está longe de ser motivo de ‘benção’
Em meio a um cenário de desigualdade social, chuva chega acompanhada de medo e insegurança
Exclusivo das forças armadas, polícia encontra carros com granadas e explosivos ao lado de escola no RJ
Entre os materiais haviam ainda bombas caseiras, detonador e galões com combustível.
Após dar à luz, Virgínia Fonseca tem data para retornar ao SBT; confira
Um mês após o parto de José Leonardo, Virgínia Fonseca já está com data marcada para retornar ao comando do ‘Sabadou’, no SBT
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.