O motor 3 cilindros 1.0 faz a montadora abandonar de vez o antigo 1.0 de 4 cilindros

Custando a partir de R$ 34.890, o modelo 2017 do Gol geração 5 passa a ter direção hidráulica de série, mas ar-condicionado ainda é opcional. O visual mudou, o motor 1.0 é de 3 cilindros e o modelo ganhou moderna central multimídia, que é opcional.
Como o atual líder de vendas, o Chevrolet Onix , faz sucesso com a central multimídia MyLink, a resposta da Volkswagen foi trazer a App-Connect, sistema que já havia aparecido no Fox e em outros carros caros da linha da marca. A vantagem do sistema do Gol é permitir espelhamento com smartphones Apple e Android. 
O Gol tem o preço de partida mais acessível entre os principais concorrentes, começando em R$ 34,890, mas sem ar-condicionado de série. Com o item, o preço sobre para R$ 37.690 na Trendline 1.0, que tem direção-hidráulica e torna o carro um bom custo-benefício para a categoria.

Mas para quem deseja usufruir das principais tecnologias de entretenimento no novo Gol, o pacote Connect, disponível apenas para a versão Comfortline, é o que se mostra mais atrativo.
É vendido por R$ 45.190 e traz a central multimídia top de linha, além de rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento, computador de bordo, entre outros.

O motor 3 cilindros 1.0 do Gol 2017 é o mesmo que já havia aparecido no Fox e no Up!. Com isso, a Volkswagen abandonou de vez o velho conhecido 1.0 de 4 cilindros. Os números mostram aumento na potência no 3 cilindros, com 82 cavalos, enquanto o 4 cilindros rendia 76 cv. No torque, houve uma pequena redução, passando de 10,6 kgfm, para 10,4 kgfm.
Além de uma velocidade final maior, de 170 km/h para o Gol 2017, contra 163 km/h, do antigo, o comportamento é agradável. O Gol 1.0 se mostrou mais ágil com boas arrancadas e com a promessa de estar mais econômico.

Um fator que ajuda para gastar menos combustível são os pneus, com baixa resistência de rolamento, presentes de série na atualização do Gol.

 

Conectado
A Volkswagen já definiu o Gol 2017 como um carro “conectado”. Todas opções de rádio são digitais, mas opcionais na versão Trendline, mas com as centrais multimídias o preço fica mais alto.
São duas opções: a Composition Touch, com tela de 5 polegadas, e a top de linha, Discovery Media, com visor de 6,3 polegadas. Mas para ter acesso a essas centrais é preciso gastar bastante.

A Composition Touch aparece de série apenas no pacote da versão Highline, somente com motor 1.6, que é a topo de linha, e pode ser comprada também por meio de “pacotes de interatividade” nas outras versões. Custa R$ 1.755 na versão Tendline e R$ 1.100 na Comfortline.
Já Discovery Media é vendida apenas como opcional e não pode ser colocada no Trendline. Custa R$ 2.360, para Comfortline e Highline.