A um mês da Páscoa, metade das reservas já esgotou e Semana Santa movimenta turismo de MS
Além de aumentar venda de passeios, turistas impulsionam comércio em Mato Grosso do Sul
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A um mês da Páscoa, que neste mês é comemorada em 9 de abril, e pouco mais de três semanas para o início da Semana Santa, o turismo de Mato Grosso do Sul já se movimenta e cidades como Bonito já têm mais da metade das reservas de hotéis esgotada.
A informação foi confirmada por Gabriel Calderon, presidente da ABH (Associação Bonitense de Hotelaria). Por isso, com a taxa de ocupação das hospedagens em 58% só em Bonito, a expectativa é que o movimento cresça ainda mais nos próximos dias.
Além disso, o diretor de turismo da Sectur de Bonito, Elias de Oliveira Francisco, afirma que a Páscoa é um período de muita procura porque proporciona clima agradável. Por isso, visitantes buscam se aventurar nas águas cristalinas e aproveitar a gastronomia típica da região, como os pratos Pacu na Brasa, Pintado a Urucum e Piraputanga sem espinhos.
“Bonito espera um grande público durante o período do feriado de Páscoa pois é um período de viagem em família. O Aeroporto de Bonito com voos diários a partir de São Paulo e pela alta pela busca de turismo de natureza e pelo ecoturismo”, explica ao Jornal Midiamax.
Elias ainda reforça que os passeios mais procurados são os balneários e Gruta do Lago Azul. “As atrações turísticas funcionarão normalmente, pois nesse período as ocorrências de chuvas diminuem”.
Abril supera procura de fevereiro
A grande procura é percebida pelas agências de turismo também. A empresa Águas Turismo, por exemplo, explica que a procura por passeios na região de Bonito está maior do que fevereiro, quando houve o Carnaval. Além disso, turistas buscam reservar as atividades com maior antecedência para garantir disponibilidade. “Os principais passeios são balneário, flutuação e atividades na natureza”.
A 350 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Corumbá também se prepara para receber visitantes.
Passeios de pesca esportiva
Corumbá, na região pantaneira do Estado, é outra cidade que mora no coração do visitante que busca tranquilidade e aventuras em meio à natureza. Por lá, a Semana Santa é considerada um período de meia temporada. Segundo a pesquisa do Observatório de Turismo da Fundtur (Fundação de Turismo do Pantanal), a taxa de ocupação das hospedagens em 2022 foi de 60%.
Há também os turistas que já possuem os seus barcos reservados para a pesca esportiva, outra modalidade muito procurada na região.
“Além dos encontros de famílias, as pessoas aproveitam para compras, passeios pela cidade e day use em barcos de passeios”, explica a Fundtur.
Vale ressaltar que as épocas festivas são de grande vantagem para a economia das cidades interioranas, uma vez que movimenta os setores de turismo e comércio.
“O comércio tem um pequeno aumento nos produtos que fazem parte da tradição pantaneira nesse período para os pratos que são servidos nesse período, durante a Semana Santa. Com destaque para a sopa paraguaia, chipa, canjica e peixe”, ressalta a Fundação de Turismo do Pantanal.
Em contato com o Jornal Midiamax, a Pousada 4 Cantos, localizada no centro corumbaense, afirma que gente reserva quarto para aproveitar a Semana Santa na cidade todos os anos. Com vagas disponíveis ainda para o período, o responsável afirma que a procura aumenta nos meados de março.
Destinos turísticos sul-mato-grossenses
A verdade é que Mato Grosso do Sul guarda grandes paraísos naturais que estão aptos ao turismo. Um deles é a cidade de Rio Verde de Mato Grosso, famosa por suas cachoeiras, águas cristalinas e atividades de ecoturismo. O Jornal Midiamax prepara uma matéria específica sobre os receptivos turísticos da cidade, que fica a cerca de 200km de Campo Grande.
Nos municípios de São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Aquidauana, Rio Negro e Corguinho, por exemplo, é possível se divertir em família e ainda gastar pouco no feriado. Confira a reportagem completa do Jornal Midiamax sobre destinos para aproveitar o descanso em meio à natureza dentro do Estado.
* Matéria atualizada às 10h30 de 12/03/23 para correção de informação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
Morto em confronto com a PM tinha passagens por roubo, furto e já agrediu a madrasta
Ele tem passagens por roubo, furto, desacato, resistência, injúria, violência doméstica, ameaça e foi condenado por agredir a madrasta
Mania de Você: Mércia se relaciona secretamente com Volney
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (23)
Volta por Cima: Min-Ji e Jin são reconhecidos em restaurante oriental
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (23)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.