Descubra 5 destinos gratuitos para aproveitar o feriado em meio à natureza de Mato Grosso do Sul

Rios, cachoeiras, morro e até praia de água doce são atrativos para quem procura as belezas naturais do Mato Grosso do Sul
| 14/04/2022
- 07:32
Mato Grosso do Sul, cachoeiras, balneários, rios e acampar
Montagem com o balneário municipal de Três Lagoas, Cachoeira Los Pagos em São Gabriel do Oeste e balneário Ponte de Pedra em Corguinho (Foto: Prefeitura de Três Lagoas / Ranziel Oliveira, arquivo pessoal)

Se conectar com a tranquilidade do cerrado ou banhar-se nas águas de Mato Grosso do Sul é sempre uma boa opção para quem procura viajar e aproveitar a natureza. Mas conhecer paisagens incríveis e ainda não pagar pela entrada torna os passeios ainda mais atrativos. O jornal Midiamax separou uma lista de lugares nos municípios de: São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Aquidauana, Rio Negro e Corguinho para você se divertir em e gastar pouco no feriado.

Em São Gabriel do Oeste, a cachoeira Los Pagos é o destino perfeito para os apaixonados por adrenalina e banho de rio, a cerca de 140 quilômetros de Campo Grande. Depois de atravessar o leito do rio, a trilha para acessar a cachoeira segue margeando o penhasco, proporcionado uma visão privilegiada da geografia local.

Mato Grosso do Sul, cachoeiras, balneários, rios e acampar
Cachoeira Los Pagos em São Gabriel do Oeste (Foto: Ranziel Oliveira / Arquivo Pessoal)

Mesmo sendo uma trilha de nível fácil/médio — dependendo do seu preparo físico —, é indicado que cada integrante leve uma mochila com comida, água e outros itens de primeira necessidade. Dependendo da agilidade do grupo, o percurso pode demorar de 40 minutos a 1 hora no meio da vegetação. O local da cachoeira é isolado e não apresenta estrutura, mas proporciona um bom local para banho — clique aqui para assistir ao vídeo do atrativo.

Em Três Lagoas, cidade a 326 quilômetros de Campo Grande, o município prorrogou o período de gratuidade na tarifa de ingresso para o balneário municipal ‘Miguel Jorge Tabox’. Os visitantes têm até o dia 30 de junho de 2022 para usufruir da entrada gratuita na praia de água doce, que é banhada pelo rio Sucuriú. A gratuidade não é válida para a utilização da rampa de embarque e desembarque, dos quiosques cobertos e das churrasqueiras, que obedecerão à ordem de pré-agendamento com preenchimento de cadastro e mediante o pagamento da tarifa de uso.

Mato Grosso do Sul, cachoeiras, balneários, rios e acampar
Balneário municipal de Três Lagoas (Foto: Divulgação / Prefeitura de Três Lagoas)

Em Aquidauana — mais precisamente no distrito de Camisão — o Morro do Paxixi oferece desafio e contemplação da natureza, a aproximadamente 139 quilômetros de Campo Grande. Grupos de ciclistas, trilheiros, motociclistas e outras tribos urbanas utilizam a subida para a prática de esportes, mas também é possível chegar de carro. A acaba a cerca de 500 metros do destino final. A partir desse ponto, o visitante realizará uma leve caminhada para chegar até o fim da trilha, e admirar a paisagem do cume do morro clique aqui para assistir ao vídeo do atrativo.

Mato Grosso do Sul, cachoeiras, balneários, rios e acampar
Morro do Paxixi (Foto: Ranziel Oliveira / Arquivo Pessoal)

No município de Rio Negro, a cachoeira do Rio do Peixe chama a atenção pela sua queda d’água, com 70 metros de altura. O atrativo fica a cerca de 20 quilômetros do perímetro urbano da cidade, e a cerca de 170 quilômetros de Campo Grande. Entretanto, para chegar até a base da cachoeira — onde o local é mais propício para banho — é necessário caminhar e fazer uma trilha desafiadora margeando o penhasco. Vale ressaltar que o local não oferece nenhum tipo de serviço ou estrutura.

Mato Grosso do Sul, cachoeiras, balneários, rios e acampar
Cachoeira do Rio do Peixe (Foto: Ranziel Oliveira / Arquivo Pessoal)

Situado no município de Corguinho, o Distrito de Taboco abriga cachoeiras, rio de água cristalina e local para acampamento, a cerca de 140 quilômetros da Capital. No final da via principal do distrito, está situado o Balneário Municipal Rio Taboco. Devido a sua estrutura, o local é o mais indicado para quem se interessa em acampar, possuindo churrasqueiras, iluminação, bancos e ampla área aberta.

Já a 3 quilômetros do perímetro urbano de Taboco, encontra-se o Balneário Municipal Ponte de Pedra. Com uma água mansa, cristalina, de boa profundidade e habitat de alguns peixes. O leito do rio torna-se um paraíso para quem gosta de nadar e desfrutar da tranquilidade da natureza — como mostrado no vídeo abaixo.

Veja também

Massa de ar seco predomina no Estado e umidade relativa do ar varia em até 40%

Últimas notícias