Publicação do Diário Oficial da União desta quarta-feira (21) pede a proibição da venda

O Rematrós, composto de ervas naturais à base de sementes de sucupira, garra do diabo e unha de gato não oferece condições de segurança à saúde do consumidor, conforme laudo da Superintendência de Fiscalização, Controle e Monitoramento da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A restrição ao medicamento foi oficializada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21), onde é citada a proibição em se divulgar ou comercializar o produto.

A empresa que vende o Rematrós, sediada em Minas Gerais, no município de Florestal não oferece sequer um telefone para contato na página eletrônica usada para anunciar o suposto remédio. A medida de interesse sanitário vale para todo pais segundo a Resolução nº 168 do órgão. A fábrica é descrita na publicação oficial como uma organização de procedência desconhecida, o que sugere atividade econômica informal.

Uma das formas antes viável de se adquirir o Rematrós era por compra efetuada pelo Pag Seguro, por meio do site www.remedioparajoelho.com.br . Mesmo com a proibição oficial do produto, a página eletrônica de divulgação continua ativa.

Os estabelecimentos que mantiverem a comercialização do composto medicinal, que foi barrado pela medida sanitária da ANVISA, também estão sujeitos a multa, além do responsável pelo comércio ser indiciado por venda ilegal de medicamento, que pela Lei Brasileira prevê até 15 anos de reclusão.

Veja algumas das promessas de melhoria do Rematrós:

A unha de gato – possui efeito analgésico, antiinflamatório, antimutagênico, antioxidante, antiproliferativa, antitumoral, antiviral, depurativa, diurética, hipotensiva, imuno-estimulante, imunomodulatória. Indicada para artrose, artrite, bursite, doença ósseas, dores articulares, dores musculares, reumatismo. Boa para o coração, intestino, prolemas digestivos e de ordem circulatórias. A unha de gato é ainda, segundo o Rematrós, afrodisíaca, regeneradora celular, reguladora menstrual, contraceptiva, antipirética e diurética. Evitar em casos e gravidez e lactação. Não utilizar em pacientes com ou a receber transplantes de órgãos, enxertos de pele. Também antes ou depois de quimioterapia, nem em pacientes hemofílicos.

A garra do diabo – substância antiinflamatória, analgésica, depurativa, aumenta as defesas do organismo, diminui o colesterol, desintoxica o fígado, melhora a funções hepáticas. Reumatismo, artrose ( osteoartrite, artrite, lombalgia (dor lombar), tendinite, gota, dores nas costas, artrite reumatóide, gota. Os efeitos anti inflamatórios da semente de sucupira aparecem rapidamente, porém a eficiência completa aparece geralmente após a 3 semanas de uso.