Se você é apaixonado por smartphones, provavelmente você já se interessou pelos celulares da Apple, ou até já se perguntou se comprar iPhone usado vale a pena.

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, já que os preços dos lançamentos da Apple têm sido muito caros, fazendo com que a busca pelos usados cresça cada vez mais.

De acordo com uma matéria do Tecnoblog, com dados exclusivos da OLX, a revenda de iPhone 11 bateu um índice de 45,02% entre janeiro e abril de 2023; ou seja, muitas pessoas procuram por este aparelho!

Frente a isso, a pergunta que fica é se realmente vale a pena essa ação. E se você tem esse questionamento, te convidamos a conferir esse conteúdo para entender tudo sobre esse tópico!

Por que comprar iPhone usado?

A Apple se consolidou como uma das maiores marcas de smartphones em nosso país hoje, e muito disso é devido às especificações técnicas dos celulares. Isso já é motivo o suficiente para entender por que comprar um iPhone usado; mas não para por aí!

Outro fator de grande peso nessa decisão é o preço. Seja por precisar de um celular de forma rápida, ou por não ter condições de comprar um modelo recém-lançado, um usado é muito mais acessível — e você conta com toda a tecnologia!

Por outro lado, existem pessoas que gostam de uma versão mais antiga de um iPhone ou que são apaixonados por modelos específicos, como o caso do iPhone 8 e o 8 Plus, que são muito vendidos até hoje, mesmo tendo sido lançados em 2017.

Fato é que a escolha de comprar um iPhone usado pode ser motivada por uma variedade de fatores, desde questões financeiras até preferências pessoais. Para muitas pessoas, essa opção oferece um equilíbrio entre qualidade e preço, e por isso ela é muito buscada!

As vantagens de comprar um iPhone usado

O principal benefício em comprar iPhone usado é a economia financeira, pois geralmente têm preços significativamente mais baixos do que os modelos novos, permitindo que os compradores acessem a marca Apple por um custo menor. Porém, existem outras vantagens, como:

● Acesso a modelos antigos: muitos usuários preferem modelos mais antigos que funcionam perfeitamente para suas necessidades, é a oportunidade perfeita para adquirir um modelo mais antigo a um preço acessível;

● Menos depreciação: quando você decidir vender seu iPhone usado, ele pode não perder tanto valor quanto um modelo novo teria;

● Sustentabilidade: comprar dispositivos usados contribui para reduzir o desperdício eletrônico e é uma escolha ambientalmente consciente;

● Customização: iPhones usados frequentemente já têm acessórios personalizados, como capas e películas, economizando dinheiro com acessórios adicionais;

● Teste de plataforma: comprar um iPhone usado é, também, uma opção econômica para testar o sistema iOS antes de investir em um modelo novo;

● Acesso a edições limitadas: alguns modelos de iPhone podem ser edições especiais ou colecionáveis, proporcionando a chance de possuir um dispositivo único.

E quando olhamos para os pontos positivos, entendemos ser uma escolha inteligente para quem procura qualidade da Apple a um preço mais acessível!

Os riscos e desafios na Compra de iPhone usado

Comprar um iPhone usado pode ser uma decisão inteligente em muitos aspectos. É uma oportunidade de economizar dinheiro em um dispositivo que normalmente tem um preço elevado.

No entanto, essa escolha não é isenta de desafios e riscos. Então, se você está pensando na compra de um iPhone usado, é importante se atentar aos possíveis problemas que podem surgir:

● Condição do dispositivo: pode haver desgaste, danos ocultos ou até mesmo problemas de funcionamento não declarados pelo vendedor;

● Garantia limitada ou nenhuma garantia: isso significa que você é responsável por qualquer reparo ou substituição no futuro;

● Compra de terceiros: ao comprar de vendedores não autorizados, como indivíduos em plataformas de revenda online, há o risco de fraudes ou serem dispositivos roubados;

● Compatibilidade e suporte: iPhones mais antigos podem não ser compatíveis com as versões mais recentes do sistema operacional iOS ou aplicativos, limitando seu uso a longo prazo.

Mas para evitar esses riscos existem algumas ações bem simples que podem ser tomadas, como:

● Compre de vendedores confiáveis, como lojas de eletrônicos certificadas ou revendedores autorizados Apple;

● Verifique a condição física do dispositivo pessoalmente, se possível, e peça para verificar seu histórico de reparos;

● Exija documentação e certifique-se de que o vendedor forneça documentação adequada, incluindo a nota fiscal da primeira compra;

● Use recursos online para verificar se o dispositivo não é roubado;

● Pesquise e compare preços com dispositivos no mercado para garantir que você está obtendo um acordo justo.

Embora ainda assim você não esteja totalmente isento de riscos na compra de iPhones usados, seguir essas diretrizes ajuda a reduzir esses desafios e tornar a compra mais segura e satisfatória!

Onde encontrar iPhone usados de boa qualidade e procedência?

Para quem está em busca de locais confiáveis para comprar um iPhone usado de qualidade garantida, hoje existem diversos sites e portais onde isso é possível.

Aqui, estamos falando de lojas especializadas que vendem os usados e garantem que eles podem ser vendidos sem problemas, pois não são mercadorias roubadas e não têm problemas graves.

Para isso, a nossa dica é procurar pela reputação das lojas e dar preferência para locais de renome. Procure no Reclame Aqui e veja o que outras pessoas já relataram da experiência com a loja em específico e, se for confiável, pode ir sem medo e aproveitar um ótimo smartphone!

Está pronto para adquirir um ótimo iPhone usado, em bom estado e com todas as garantias, e aproveitar de todos os benefícios que este dispositivo oferece para o dia a dia? Acesse o site da Trocafy agora mesmo e conheça o seu mais novo iPhone!

Este post é de autoria de MARCO JEAN e não faz parte do conteúdo jornalístico do Midiamax.