Massagens no inverno reequilibram a energia e fortalecem o sistema imunológico

Pedras quentes, pindas chinesas e candle massage são algumas das várias técnicas terapêuticas oferecidas nesta época do ano em clínicas especializadas e spas. Ajudam a prevenir gripes e resfriados, além de hidratar a pele devido a creme e óleos utilizados
| 01/06/2022
- 16:18
Massagens no inverno reequilibram a energia e fortalecem o sistema imunológico

As baixas temperaturas dos dias mais frios de outono e de inverno têm grande influência no modo como as pessoas se sentem física e emocionalmente. Muitas delas relatam dores musculares e nas articulações, e quem sofre com artrite, por exemplo, sente aumento na intensidade das dores.

Isso acontece porque a temperatura mais baixa altera o fluxo sanguíneo, contraindo os vasos sanguíneos e ressecando a pele. Sensações de esgotamento também podem surgir, principalmente quando a pessoa fica gripada ou resfriada.

Quem convive com esses problemas pode se beneficiar enormemente a partir das massagens específicas para este clima, que proporcionarão mais saúde e vitalidade, independentemente da do praticante. Uma sessão de massagem com pedras quentes, pindas chinesas e velas (candle massage) relaxa e revigora.

Uma massagem de até 45 minutos ou mais provou aumentar a quantidade de linfócitos ou glóbulos brancos que ajudam o corpo a combater doenças. Também ajudou a reduzir as citocinas (proteínas que têm a função de sinalização, mediando funções celulares), responsáveis ​​​​pela inflamação. Isso ainda colabora na prevenção de doenças.

Benefícios das massagens

Fortalecem o sistema imunológico - O inverno tem como característica tornar o sistema imunológico das pessoas mais fraco e propenso a doenças. As massagens podem impulsionar as defesas do organismo e ajudar o corpo a combater infecções. As terapias estimulam os gânglios linfáticos, permitindo que os glóbulos brancos se defendam contra infecções e doenças.

Reduzem a irritação da pele seca - Durante o inverno, por causa da menor umidade e aquecimento interno, em geral as pessoas ficam com a pele mais ressecada, processo que pode provocar descamações e rachaduras. Por usar loções e óleos hidratantes, ricos em vitamina E, as massagens deixam a pele mais macia, ao formar uma barreira protetora para manter a umidade bloqueada.

As massagens comprovadamente melhoram a hidratação da pele, estabilizando o colágeno e ajudando a manter a elasticidade. Como o clima frio pode trazer muitos desconfortos, dores, dores e artrite, as massagens terapêuticas podem ajudar, aumentando o fluxo da circulação nos músculos, articulações e órgãos.

Melhoram a circulação - Durante o inverno, as pessoas são mais suscetíveis à redução da circulação sanguínea e ao aumento da pressão arterial, pois o frio contrai os vasos sanguíneos. Esta condição muitas vezes pode levar a dores nas articulações e nos músculos. As massagens terapêuticas ajudam a melhorar a circulação sanguínea e estimular o fluxo sanguíneo para as articulações e músculos, aliviando a dor e aquecendo o corpo.

Melhoram a saúde mental - O inverno é conhecido por deixar as pessoas mais introspectivas e propensas à depressão. As massagens melhoram a saúde mental, ajudando o praticante a relaxar e ficar menos estressado, por estimular a liberação dos hormônios do bem-estar do corpo, como serotonina e endorfina. Passar por sessões regulares afasta a tristeza e melhora as habilidades de relaxamento.

Aliviam as dores do inverno - O clima frio pode acentuar quaisquer dores ou lesões existentes (inclusive já consolidadas há anos), como torções, luxações e fraturas, causando desconforto crônico. Dores nas costas também são recorrentes e podem interferir no cotidiano. A aplicação de uma massagem aumenta o fluxo sanguíneo e a circulação, relaxando os músculos e lubrificando as articulações.

Melhoram a qualidade do sono - As massagens combatem a insônia, contribuindo para a produção de serotonina, neurotransmissor que estimula a parte do cérebro responsável por adormecer. A serotonina se transforma em melatonina, hormônio que prepara o cérebro para dormir.

Pedras quentes

A massagem com pedras quentes é altamente terapêutica, sendo indicada para relaxar músculos tensos e recuperar tecidos moles danificados em todo o corpo. Durante a terapia, pedras lisas, planas e aquecidas são colocadas em partes específicas do corpo. Geralmente feitas de basalto (tipo de rocha vulcânica que retém o calor), elas aliviam o estresse, relaxam a musculatura e ativam a circulação.

Acredita-se que este tipo de tratamento terapêutico tenha se originado na China há quase 2 mil anos. Desde então, a técnica de usar pedras para curar tem sido usada em muitas culturas diferentes, incluindo Américas, África, Egito e Índia.

Pesquisa conduzida durante três anos e publicada no Journal of Pain and Symptom Management, examinou 1.290 pessoas com câncer, analisando como as massagens agiram contra a dor, fadiga, estresse e ansiedade, náusea e depressão nesses pacientes. Os pesquisadores acreditam que o uso reconfortante do toque humano desempenhou um papel fundamental.

Pindas chinesas

Originadas na medicina oriental e ayurvédica, as pindas são uma preparação natural de ervas aromáticas e medicinais envoltas em um tecido de linho em forma de saco, feitas à mão e misturadas com óleos essenciais aquecidos no vapor. Têm propriedades calmantes, hidratantes e desintoxicantes.

A massagem com pindas reequilibra mente, corpo e alma, tendo poder terapêutico da fitoterapia e da aromaterapia. Com a pinda, o massagista faz pressão sobre o corpo do paciente, estimulando os efeitos terapêuticos que ativam os chakras em nível energético e físico. A da linfa estimula a circulação e cria um estado de relaxamento. É eficaz para melhorar a circulação sanguínea, linfática e o metabolismo.

Candle massage

As massagens com velas são extremamente relaxantes e despertam os sentidos. O aroma suave combina essências quentes e irá levar o praticante a uma viagem de sentidos. O massagista utiliza movimentos, com óleos essenciais puros e naturais, retirados do recipiente onde se coloca a vela.

Toques suaves, carícias, pressão leve, amassamento amplo e fricção suave fazem parte dos movimentos e aumentam a elasticidade da pele. São usadas apenas as velas projetadas especificamente para massagens. A terapia é perfeitamente segura para a pele, pois não contém substâncias nocivas, como sais de ácido ftálico, parabenos ou glicol. Além disso, potencializa a sensação de relaxamento, amenizando dores, estresse e cansaço.

*Esta é uma página de autoria de GUIA DE MASSAGEM e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Veja também

Turistas apaixonados por carros e motos do mundo inteiro sonham fazer o roteiro da rota...

Últimas notícias