Conta PJ: 5 vantagens dessa modalidade de conta para as empresas

| 11/04/2022
- 09:01
Conta PJ: 5 vantagens dessa modalidade de conta para as empresas
Imagem: Fauxels - Pexels

No início de um negócio, é crucial encontrar maneiras de diferenciar as finanças da empresa de seus assuntos financeiros pessoais. Um dos passos mais simples e essenciais para conseguir isso é criar uma conta PJ. As contas destinam-se a empresas independentemente do porte ou segmento e, em especial, aos microempreendedores (MEIs).

É essencial ter isso em mente para garantir que o negócio não interfira na sua vida privada. Isso lhe dará uma ideia de como você pode declarar imposto de renda de forma independente para colher as vantagens que a conta PJ pode lhe proporcionar.

O que é uma conta PJ?

Uma conta PJ (pessoa jurídica) é uma conta em um banco que é criada por empresas. Assim, a conta PJ é mais funcional do que uma conta pessoal, por exemplo, pode emitir documentos de cobrança via link de pagamento, além de outras vantagens.

Abrir uma conta PJ é bastante fácil! Basta garantir que a empresa está registrada no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e pronto! É possível abrir contas relacionadas a PJ de bancos tradicionais, bem como contas PJ digitais.

Quando uma empresa tem CNPJ, independentemente do porte ou segmento, está habilitada a criar uma conta PJ. Até se você for uma empresa multinacional e MEI, você pode criar uma conta PJ.

Quais são as principais vantagens de ter os benefícios de uma conta PJ?

Uma conta PJ não é um fardo para nenhuma empresa e tem muitas vantagens, não apenas em termos de funcionalidade como também em áreas mais complexas como a tributação do rendimento e a contabilidade geral das empresas. 

Conheça os principais benefícios que a conta PJ pode trazer para as empresas no artigo a seguir:

A conta PJ Facilita a contabilidade das empresas

O passo inicial para gerenciar uma empresa é realizar uma efetiva das finanças da empresa de seus assuntos financeiros pessoais. Uma conta PJ é uma ótima maneira de gerenciar a contabilidade do negócio.

Muitas empresas pagam fornecedores através de contas PJ. Os clientes também exigem faturas para transações comerciais, além de outras coisas e isso pode ser uma forma de facilitar a contabilidade.

Através da conta PJ, todas as transações e saques do negócio são mantidos no mesmo local, o que significa que é mais simples gerenciar impostos e despesas, e prever lucros para criar uma empresa financeiramente organizada.

A Conta PJ ajuda a organizar a declaração de imposto de renda

A utilização de uma conta PJ permite a declaração de imposto de renda de forma mais simples, para pessoas jurídicas e pessoas físicas. Assim, seu contador está apto a elaborar relatórios de renda para diversos fins e aprimorar o processo de preenchimento da declaração de imposto de renda tanto da empresa quanto da pessoa física.

Isso pode ajudá-lo a preparar uma declaração de imposto de renda mais organizada, em hábil e com informações precisas. Assim, nem a empresa nem a pessoa correm o risco de serem apanhadas na “malha fina” da Receita Federal.

A conta pode ser aberta em apenas alguns minutos

Devido à ascensão dos bancos digitais, as fintechs se tornaram uma parte importante do mercado financeiro nos últimos anos. Simplifica a vida dos empreendedores. Hoje, é possível localizar contas PJ 100% online. Essas contas são abertas em apenas alguns minutos por dois cliques.

Ao contrário do procedimento padrão, que exige uma lista de documentos e os dias para aprovação online, uma conta PJ online é criada em 5 minutos. Além disso, existe a opção de realizar cada movimento na Internet, bem como monitorar a situação financeira de todo o negócio através do display móvel.

O acesso ao crédito é simples para o negócio

A abertura de uma conta PJ é necessária para facilitar o acesso ao crédito para negócios. Atualmente, existem diversas linhas de crédito voltadas para empresas de diversos portes e segmentos. No entanto, ter uma conta de pessoa jurídica é essencial para a aprovação das linhas de crédito.

Todo negócio depende de investimento e o crédito é essencial para o desenvolvimento do negócio. 

Uma conta PJ pode facilitar tudo, pois permite obter crédito em menos de um minuto, pois o empreendedor tem a capacidade de demonstrar o histórico financeiro de sua empresa. Eles também podem acessar melhores condições de crédito no mercado.

Quais são os benefícios mais importantes que a conta PJ pode proporcionar às empresas?

A conta PJ vem com uma variedade de características importantes para a gestão do negócio. Com as contas digitais, não há burocracia e o empresário pode gerenciar as finanças do negócio através do aplicativo do banco com apenas um clique.

Além disso, também é possível criar boletos de cobrança que ofereçam a mesma segurança das contas individuais, e ainda ter a opção de ter um cartão de crédito corporativo e um cartão de débito. 

Além disso, dependendo da instituição com a qual você escolher trabalhar, é possível ter acesso a uma variedade de opções de investimento para ajudar a rentabilizar os fundos da empresa.

Uma conta PJ não é obrigatória, mas ela ajudará as empresas a ter sucesso no mercado, portanto, o melhor conselho é pesquisar bastante antes de escolher uma instituição, melhore a organização das finanças do seu negócio através da criação de uma conta desenhada para a sua empresa.
Agora que você descobriu que as contas PJ tem muitas vantagens e destinam-se a empresas independentemente do porte ou segmento, independente se é EI, Eireli, SLU, MEI ou Sociedade Unipessoal de Advogado, deixe um comentário com a sua opinião ou dúvida, e não esqueça de compartilhar o texto em suas redes sociais.

Veja também

O excesso de peso é um grande problema para a maioria das pessoas no Brasil,...

Últimas notícias