Objetivo é fazer crianças se interessarem por ciência

A sonda Juno, enviada pela à órbita de Júpiter, conta com três tripulantes inusitados: o astrônomo Galileu Galilei, o deus romano que dá nome ao planeta e sua esposa, que batiza a própria sonda. São bonecos de Lego com 3,81 cm de altura, cujo objetivo é incentivar crianças a se interessarem por ciência.

O jornal português Diário de Notícias afirma que as figuras foram feitas com uma liga de alumínio extremamente resistente, em substituição ao plástico amarelo utilizado nas peças tradicionais da Lego. Os bonecos integram o programa educacional Bricks in Space (‘Tijolos no Espaço), parceria entre a Nasa e a empresa de brinquedos.

A sonda Juno iniciou sua jornada em 2011 e chegou nesta semana ao maior planeta do sistema solar. Ela deve estudar e enviar informações sobre origens, estrutura, atmosfera e funcionamento magnético de Júpiter, na primeira pesquisa detalhada sobre o gigante.

Em 2018, ela mergulhará na atmosfera do planeta e recolherá dados para que seja evitada uma eventual queda acidental em uma das luas de Júpiter, que possui 67 satélites. As informações mais recentes enviadas pela Juno podem confirmar que o planeta tenha sido o primeiro do sistema solar, tendo dado origem aos demais.