O diretório nacional do MDB bateu o martelo e definiu pré-candidato que disputará a prefeitura de Dourados nas eleições de 2024, em outubro. O nome apontado para a corrida eleitoral no segundo maior colegiado de é o do deputado estadual Renato Câmara.

A informação foi confirmada pelo deputado estadual Júnior Mochi ao Midiamax, após reunião da cúpula com presidente nacional do partido, Baleia Rossi, na manhã desta quarta-feira (17) em Brasília.

Já André Puccinelli, foi oficializado pré-candidato à prefeitura de Campo Grande, principal colégio eleitoral, ainda na convenção do MDB em novembro de 2023. A expectativa do partido é conseguir lançar pré-candidaturas em 50 dos 79 municípios do Estado. Atualmente, 45 cidades tiveram definições.

Mais cedo, Câmara também comentou sobre a reunião com a executiva e disse estar fazendo alinhamento para um “Mato Grosso do Sul melhor”. “Hoje, fui ao diretório nacional do MDB em discutir e apresentar o cenário político de . Também traçamos o planejamento para os municípios e suas candidaturas próprias para o fortalecimento do partido”, disse.

MDB de Dourados decide não apoiar Alan Guedes

Assembleia extraordinária realizada do diretório municipal de Dourados nesta no dia 4 de abril, decidiu que o partido não irá apoiar a reeleição do prefeito Alan Guedes (PP).

Conforme o presidente da legenda no município, deputado estadual Renato Câmara, a orientação seria para os correligionários seguirem a decisão do diretório sob pena de ‘expulsão' com a justificativa de fidelidade partidária.

“O MDB não vai acompanhar atual a administração. Então, isso aqui tá claro, nós iremos ter um outro projeto, um projeto que ainda se inicia a partir do fechamento da janela partidária, que agora tem a dança das cadeiras e até amanhã ainda um ou outro filiado pode se desfiliar e entrar em outro partido”, declarou Renato Câmara após a reunião.

A decisão ocorre uma semana após o presidente da Câmara de Dourados, vereador Laudir Munaretto (MDB) dizer, na tribuna – em recado direto para Renato Câmara -, que não iria deixar a legenda. “Eu vou ficar, queira o senhor ou não”.

O embate teria tido início após uma reunião anterior entre Renato, Laudir e o vereador Olavo Sul (MDB), em que o presidente do diretório teria perguntado se eles continuariam no partido para disputar as eleições.

O episódio gerou mal estar, uma vez que ambos os vereadores fazem parte da base do Alan Guedes e já afirmaram apoiar a reeleição do gestor na sucessão municipal deste ano.

Dessa forma, o MDB deixou claro que, caso os vereadores insistam em apoiar Guedes, deverão ser expulsos do partido. “Já que o partido definiu que não caminha com o projeto eles já se manifestaram publicamente que apoiam o atual projeto da atual administração Nós hoje definimos também a fidelidade partidária Então nesse novo projeto o partido não vai aceitar um pé em cada canoa O partido, a partir de agora, definiu que nós vamos com um projeto novo não vamos acompanhar a atual administração e que terá aqueles que ficarem, vão ter que seguir as orientações do partido que é a discussão democrática do diretório”, disse o presidente do diretório municipal do MDB.

“Aqueles que não quiserem acompanhar o partido têm a janela partidária pra ir pra outro projeto que fecha amanhã Aqueles que ficarem terão, até a convenção tempo de dar demonstração que querem seguir as orientações do partido”, finalizou Câmara.