A Prefeitura de divulgou, nesta terça-feira (28), o balanço de atendimento do Castramóvel, unidade móvel para castração do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande), na Vila Fernanda. O bairro será a próxima região que recebera o serviço, no domingo (3).

O Castramóvel finalizou último domingo (26), após quase dos meses, o atendimento na Vila Fernanda, resultando na castração de 231 cães machos e fêmeas. A mobilização e cadastro dos tutores e animais a serem castrados contaram com suporte da USF (Unidade de Saúde da Família) Vila Fernanda que também cedeu sua estrutura para receber o serviço. Os atendimentos ocorrem entre maio e junho, durante todos os domingos.

“O controle da natalidade animal é, sobretudo, uma questão de saúde pública. A castração pode ajudar a reduzir o número de animais abandonados e proteger pessoas e até mesmo os animais de várias doenças. Os procedimentos são voltados somente para cães, machos e fêmeas, com mais de seis meses de idade, seguindo todos os critérios previstos na resolução do Conselho Regional de Medicina Veterinária de (CRMV-MS), nº 91 de janeiro de 2020”, informou o município, em nota,

Castramóvel

Em funcionamento desde abril do ano passado, a unidade móvel de castração do CCZ já realizou mais de 1,5 mil procedimentos. A unidade possui mobiliário, equipamentos e instrumentos cirúrgicos, para a realização de castração em cães, em regime de mutirão. Uma média de 25 a 30 animais passam pelo procedimento de esterilização por fim de semana.

A castração de felinos continua sendo realizada exclusivamente no CCZ através de agendamento prévio online. O agendamento é feito todo dia 20 de cada mês pelo site: castracao.campogrande.ms.gov.br. Ao todo são disponibilizadas cerca de 600 vagas.