O Castramóvel de estará no bairro Vila Fernanda, Região Urbana do Lagoa, durante este mês de maio. Em funcionamento desde abril de 2021, a unidade móvel para castração do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande) já realizou mais de 1,1 mil procedimentos em cães.

Os atendimentos estão programados para acontecer aos domingos com apoio das equipes da unidade de saúde do bairro, que realizam a triagem dos animais de famílias que têm uma maior vulnerabilidade. O serviço também utiliza a estrutura da unidade para a recepção, triagem e acomodação dos animais.

“Nosso objetivo é justamente chegar naquelas pessoas que não têm condições de levar seu cachorro para uma clínica, mesmo que consigam o procedimento de forma gratuita”, explica a veterinária do CCZ, Cláudia Macedo.

“Vamos até essas famílias e explicamos todo o processo de castração e quais os cuidados necessários no pós-cirúrgico. Também há nossa equipe de educação em saúde que explica os riscos deste animal ter acesso à rua”, conclui.

O Castramóvel tem a capacidade de esterilizar entre 25 e 30 cães por fim de semana, contribuindo para o controle de zoonoses e populacional destes animais.

Os procedimentos são voltados somente para cães, machos e fêmeas, com mais de seis meses de idade, seguindo todos os critérios previstos na resolução do (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), nº 91 de janeiro de 2020.

Castração de felinos

A castração de felinos continua sendo realizada exclusivamente no CCZ por meio de agendamento prévio online. O agendamento é feito todo dia 20 de cada mês pelo site: https://castracao.campogrande.ms.gov.br/. Ao todo, são disponibilizadas cerca de 600 vagas.

Campo Grande foi uma das primeiras cidades do país a implementar um sistema para agendamento de castração online, garantindo mais comodidade e transparência no processo.