O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) é alvo de inquérito civil por falta de médicos pediatras plantonistas no pronto atendimento médico da unidade. A denúncia foi feita em 2023, apontando o déficit de profissionais.

Conforme o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), foi feita denúncia sobre a falta de médicos plantonistas no pronto atendimento. Assim, foram solicitadas informações ao hospital sobre as providências adotadas para sanar a irregularidade.

Também para evitar o compartilhamento de médicos nos setores. Ainda foi expedido ofício para o CRM (Conselho Regional de Medicina) para fazer uma visita no local e constatar a insuficiência dos médicos.

Com isso, foi identificado que o número de profissionais era insuficiente para fechar a escala, sendo sugerida contratação urgente de novos profissionais, sob pena de comprometimento de atendimento e até óbito de crianças por serviço incompleto oferecido à população.

A partir daí o HRMS informou que não ocorre a desassistência em nenhum dos setores da pediatria, já que em caso de não fechamento da escala, sobrevém a cobertura pelo pediatra do respectivo andar.

Por fim, o esclarecimento é de que foi aberto processo seletivo para contratar 17 médicos, sendo 15 aprovados. Ainda há 5 pediatras contratados e 11 concursados.

Já sobre o último concurso aberto, que deve ocorrer nos próximos dias, foram disponibilizadas 8 vagas imediatas. O inquérito é assinado pela promotora Daniela Cristina Guiotti, da 76ª Promotoria.

O Midiamax acionou o hospital sobre a atual situação dos pediatras e aguarda retorno. A reportagem foi escrita com base em documento oficial e público, por isso está passível de edição para acréscimo de posicionamento.

Defasagem

Em segunda edição extra do Diário Oficial do Estado de 18 de janeiro, o Governo do Estado, por meio da SAD (Secretaria de Estado de Administração), divulgou abertura de concurso público para 279 cargos vacantes em Gestão de Serviços Hospitalares.

A publicação aconteceu após reportagens do Jornal Midiamax retratarem a defasagem no quadro de funcionários e a demora em oito meses para lançar edital do concurso, mesmo com certame autorizado.

Conforme a publicação, fica autorizada a dispensa de licitação, sendo a empresa favorecida para o concurso a Selecon (Instituto Nacional de Seleções e Concursos). São 279 vagas do quadro de pessoal da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul).

O valor global do contrato é de R$ 779.760,00. Um dia antes, na quarta-feira (17), o Midiamax noticiou que a realização de um novo concurso foi autorizada há 8 meses, mas o Governo do Estado ainda não tinha data exata para publicar o edital.

Questionado, o Governo do Estado afirmou ainda que a previsão era para publicação do edital “nos próximos dias”. O último concurso realizado para preencher vagas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul foi há 10 anos.

Com a saída de muitos funcionários, seja por aposentadoria, licenças ou outros motivos, o quadro está cada vez mais defasado.

Em janeiro, o Hospital Regional suspendeu a realização de cirurgias eletivas por cinco dias sob alegação do aumento no número de colaboradores apresentando atestado médico. Porém, não detalhava o número de servidores com atestado e nem as causas que levaram aos pedidos de afastamento.