Em reunião realizada nesta quarta-feira (5) com o governador (PSDB), o Grupo Sonda apresentou os avanços na implantação da Infovia Digital em . Neste ano, praças de deverão receber wi-fi gratuito.

A Infovia Digital busca implementar avanços na telemedicina, segurança pública por videomonitoramento e educação à distância.

O encontro é a primeira reunião entre Riedel e o consórcio a frente do projeto. Conforme o grupo, o wi-fi gratuito deve ser implementado no Bosque da Paz e na Praça do Peixe.

Eduardo Riedel destacou que a de alta velocidade vem no escopo de um projeto que virou exemplo nacional e representa um salto para o desenvolvimento do Estado.

“Desdobramos todas as consequências desse projeto que vai colocar Mato Grosso do Sul em um outro patamar, em todas as políticas públicas. Nós estamos falando de segurança, educação, telemedicina. Aquilo que a gente imaginava há cinco anos está se tornando realidade. O que queremos agora neste ano é já começar a entregar os primeiros resultados”, disse Riedel.

Além disso, o governador afirmou que Campo Grande terá 21 praças com internet gratuita, “de alta velocidade e qualidade”.

A Infovia Digital busca permitir a prestação de serviços de transporte de voz, dados e imagem por meio de uma infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade, interligando os 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul e todos os equipamentos das unidades públicas estaduais.

Serão 6.950 Km de fibra óptica e wi-fi gratuito para 119 praças públicas.

O CEO Global do Grupo Sonda, Jose Orlandini, afirmou que tem “confiança absoluta no Estado” e que a parceria possibilitará um futuro tecnológico com telemedicina e avanços digitais na área de segurança e educação a distância.

“Estamos em uma etapa de execução de projeto, instalando fibra, equipamento, com o Data Center em construção, o centro de controle. Informamos o governador como está o avanço e como está o cronograma e o governador falou sobre as preocupações e prioridades”, contou o CEO.

Para o CEO da Sonda no Brasil, Ricardo Scheffer, a informação será massificada e a população terá novos serviços disponíveis. Ele destacou ainda que o grupo está “até adiantado” em relação ao cronograma de implantação.