A presidente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto, e o deputado e coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet (PT), se reuniram com investidores russos nesta quinta-feira (20). O banco russo pode investir até US$ 1 bilhão no Centro-Oeste, afirmou a superintendente.

Representantes do banco Sberbank participaram da reunião na Sudeco. Além de representantes da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste Amazônia).

Ao Jornal Midiamax, a presidente da Sudeco informou que os investidores “querem trabalhar, a previsão é de colocar até 1 bilhão de dólares em alguns anos”. Assim, explicou que o objetivo desse dinheiro é trabalhar com pequeno empresário, pequeno produtor rural e fortalecer a agricultura familiar.

“Foi uma reunião muito positiva, teve um protocolo de intenção assinado hoje. Esse modelo da Sudeco já despertou também o interesse na Sudam, da Sudene”, afirmou. Rose destacou que “nesses projetos, o nosso objetivo é fortalecer sim o microcrédito, principalmente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal”.

Articulador da reunião, Vander disse que o “esse banco russo tem um modelo muito parecido com o nosso BNDES. Estão buscando a expansão do seu trabalho em outros países e, por conta da relação com o Brasil, têm interesse de financiar projetos de desenvolvimento econômico”.

Então, afirmou que a parceria do banco russo e a Sudeco será “muito positiva para o Centro-Oeste e, particularmente, para Mato Grosso do Sul, onde temos demanda por recursos para projetos sustentáveis”, destacou o deputado pantaneiro.

Por fim, é importante lembrar que Brasil e Rússia participam do Brics, banco internacional de cooperação econômica e desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Assim, o acordo de cooperação poderia fortalecer a união dos países.