Pular para o conteúdo
Transparência

Por consenso após afastamentos, TCE-MS decide manter Jerson na presidência por 180 dias

Auditores vão ocupar vagas apenas para julgar processos e não tomam parte da eleição
Adriel Mattos -
TCE
Foto: Mary Vasques/TCE-MS

O conselheiro Jerson Domingos, presidente em exercício do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), vai continuar no comando durante os 180 dias de afastamento de Iran Coelho das Neves, e Waldir Neves. Às 13h desta quarta-feira (14) termina o prazo para registro das chapas para eleição da nova direção da corte.

Ao Jornal Midiamax, o conselheiro Flávio Kayatt disse que os demais membros decidiram que Jerson segue presidindo o tribunal até que terminem as medidas cautelares aos conselheiros alvos da Operação de Ouro, da PF (Polícia Federal).

“Acertamos, num consenso dos quatro conselheiros, que o Jerson ficará pelos próximos 180 dias na presidência do tribunal”, afirmou.

Iran renunciou à presidência da corte após a operação. Durante o afastamento dos conselheiros, o TCE pode convocar auditores para votar em julgamentos, mas os servidores não têm direito a voto na eleição.

Operação Terceirização de Ouro

Em 8 de dezembro, a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Terceirização de Ouro, um desdobramento da Mineração de Ouro, realizada em junho de 2021. Com apoio da Receita Federal e CGU (Controladoria-Geral da União), foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em e mais quatro cidades brasileiras. 

As investigações apontaram uso de pessoas jurídicas vinculadas à participação no certame para contratação de empresas com licitações fraudulentas. Assim, entre as estratégias utilizadas para vencer as licitações, estava a agilidade na tramitação do procedimento.

Além de exigência de qualificação técnica desnecessária ao cumprimento do objeto. Por fim, faziam contratação conjunta de serviços completamente distintos em um mesmo certame e apresentação de atestado de capacidade técnica falsificado.

Um dos contratos investigados, com a Dataeasy Consultoria e Informática, supera R$ 100 mil. A corte suspendeu os pagamentos à empresa após a operação. Iran, Chadid e Neves estão afastados por 180 dias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump pede à Suprema Corte que impeça acesso de órgão fiscalizador a documentos do Doge

Golpistas ofertam falsos cursos para agente de saúde e Prefeitura de Dourados faz alerta

Thiago Wild cai no quali e Brasil terá 3 representantes na chave de simples de Roland Garros

Médico é acusado de importunar sexualmente paciente durante consulta em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

‘Forte, doce, atenciosa, artista’: Vanessa Ricarte é homenageada por amigos e estudantes da UFMS

Últimas Notícias

Cotidiano

Com bênção das rosas e venda do bolo de Santa Rita, Paróquia realiza tradicional celebração na Capital

A programação incluirá missas em três horários: às 06h, 15h e 19h30

Polícia

VÍDEO: Após ‘caramelo’ ser atropelado, moradores pedem por quebra-molas no Jardim Vida Nova

Em fevereiro próximo ao local, uma adolescente e uma criança foram atropeladas a caminho da escola

MidiaMAIS

Evento em cervejaria de Campo Grande divulga livro “O Borco e a Furna”, de Yuri Zacra

Evento 'Yopará-Chapurú' será realizado na Cervejaria Éden Beer, com entrada gratuita

Polícia

Conselheira foi atacada com foice após discussão sobre possibilidade de reavaliação da guarda de criança

Avó da menor iniciou a discussão que terminou com o pai da criança agredindo conselheira com foice