Por consenso após afastamentos, TCE-MS decide manter Jerson na presidência por 180 dias
Auditores vão ocupar vagas apenas para julgar processos e não tomam parte da eleição
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O conselheiro Jerson Domingos, presidente em exercício do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), vai continuar no comando durante os 180 dias de afastamento de Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves. Às 13h desta quarta-feira (14) termina o prazo para registro das chapas para eleição da nova direção da corte.
Ao Jornal Midiamax, o conselheiro Flávio Kayatt disse que os demais membros decidiram que Jerson segue presidindo o tribunal até que terminem as medidas cautelares aos conselheiros alvos da Operação Terceirização de Ouro, da PF (Polícia Federal).
“Acertamos, num consenso dos quatro conselheiros, que o Jerson ficará pelos próximos 180 dias na presidência do tribunal”, afirmou.
Iran renunciou à presidência da corte após a operação. Durante o afastamento dos conselheiros, o TCE pode convocar auditores para votar em julgamentos, mas os servidores não têm direito a voto na eleição.
Operação Terceirização de Ouro
Em 8 de dezembro, a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Terceirização de Ouro, um desdobramento da Mineração de Ouro, realizada em junho de 2021. Com apoio da Receita Federal e CGU (Controladoria-Geral da União), foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e mais quatro cidades brasileiras.
As investigações apontaram uso de pessoas jurídicas vinculadas à participação no certame para contratação de empresas com licitações fraudulentas. Assim, entre as estratégias utilizadas para vencer as licitações, estava a agilidade na tramitação do procedimento.
Além de exigência de qualificação técnica desnecessária ao cumprimento do objeto. Por fim, faziam contratação conjunta de serviços completamente distintos em um mesmo certame e apresentação de atestado de capacidade técnica falsificado.
Um dos contratos investigados, com a Dataeasy Consultoria e Informática, supera R$ 100 mil. A corte suspendeu os pagamentos à empresa após a operação. Iran, Chadid e Neves estão afastados por 180 dias.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Dudu Nobre e espetáculo acrobático movimentam fim de semana em Campo Grande
Feira de brechós também é opção para campo-grandenses
Processo seletivo para assistente de educação está com inscrições abertas em Campo Grande
As vagas exigem nível médio e a remuneração prevista é de R$ 1,9 mil para uma jornada de trabalho de 40h
Vai sair? Confira os trechos interditados neste sábado em Campo Grande
A recomendação é que motoristas se atentem aos trechos interditados e optem por rotas alternativas
Mutirão leva mais de 300 serviços gratuitos no bairro Aero Rancho neste sábado
No local são oferecidos vários serviços, como testes rápidos de saúde para humanos e encaminhamentos para castração e cirurgia aos animais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.