Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Forte, doce, atenciosa, artista’: Vanessa Ricarte é homenageada por amigos e estudantes da UFMS

Além de compartilharem histórias em memória da jornalista, o grupo também conversou sobre a luta contra a violência de gênero latente em Mato Grosso do Sul
Jennifer Ribeiro, Lethycia Anjos -

Na manhã desta quarta-feira (21), durante a programação do 25° Congresso de Ciências da Comunicação, estudantes, professores e egressos do curso de Jornalismo da , bem como amigos da jornalista Vanessa Ricarte, reuniram-se para prestar uma homenagem a ela. A ação fez parte da programação do Intercom Centro-Oeste, com a participação das universitárias do coletivo de mulheres dos cursos de Comunicação, denominado Coletivo Margarida Marques.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Cerca de 20 pessoas estiveram presentes. Além de compartilharem histórias em memória da jornalista, o grupo também conversou sobre a luta contra a violência de gênero latente em .

A Jornalista Aline Oliveira, amiga de Vanessa Ricarte e membra do Sindicato dos Jornalistas, esteve no local e rememorou histórias e vivências compartilhadas com a amiga. Segundo a jornalista, Vanessa tinha uma personalidade forte, era doce, atenciosa e artista. Tudo o que fazia, fazia com intensidade.

“Ela se entregava. Era poetisa, tocava teclado. Era uma excelente designer, aprendeu tudo sozinha. Sempre nos ajudava. Nos conhecemos em 2013, ela era minha chefe. Eu conhecia todo mundo ali, mas ela não. Na época, era professora de Língua Portuguesa e trabalhava no Sindicato. Desde então, seguimos nessa amizade”, contou.

Em seguida, Aline enfatizou a necessidade da união entre as mulheres na luta contra a violência de gênero. “Precisamos nos unir para que não nos tornemos estatísticas, temos que fazer o que nossas mães não conseguiram fazer por nós. E é por isso que quero dizer que o Sindicato dos Jornalistas criou a Comissão ‘Jornalista Vanessa Ricarte’. Esta comissão pretende realizar uma pesquisa sobre o perfil do jornalista sul-mato-grossense”, frisou.

Reflexão sobre o caso Vanessa

Conforme a professora Dra. Katarini Miguel, do curso de Jornalismo da UFMS, a profissão de Vanessa foi determinante para a proporção que o caso tomou. Isso permitiu que diversas entidades se sentissem tocadas e refletissem sobre a a que muitas mulheres são submetidas diariamente.

“Sabemos de toda a discussão que surgiu em torno da eficiência das políticas de proteção às mulheres após o caso da Vanessa. São muitos fatores que nos levam a pensar em como combater essa violência e qual é o papel da imprensa nesses casos. O fato de Vanessa ser jornalista nos faz pensar mais diretamente sobre isso.
Mas também é preciso considerar o contexto do Estado: temos índices alarmantes de violência. Infelizmente, o caso de Vanessa não foi o único. Os feminicídios continuam a ocorrer, apesar de termos uma estrutura de atendimento considerada pioneira no país (Casa da Mulher)”, afirma Katarini.

“Precisamos refletir sobre as causas, sobre as formas de acolhimento, e sobre como nós, enquanto jornalistas, podemos contribuir para esse debate. Não é apenas sobre minimizar a violência — o correto seria extingui-la.
Mas sabemos que é uma questão estrutural, que exige mudança profunda de pensamento e posicionamento no mundo. E nós, como jornalistas e como mulheres, temos o dever de ajudar a construir esse novo caminho”, acrescenta.

Coletivo Margarida Marques

O Coletivo Margarida Marques surgiu em 2020, quando o caso de Carla Magalhães, vítima de feminicídio em Campo Grande, era repercutido em todos os veículos de comunicação de Mato Grosso do Sul. Indignadas com a maneira com que o caso era tratado midiaticamente por alguns jornais, o grupo se formou como um espaço seguro para meninas e mulheres falarem sobre violências sofridas, além de levarem a imprensa a refletir sobre a construção de notícias nos casos de mulheres vítimas de feminicídio.

“Que possamos lutar e, principalmente, ter esperança de um futuro onde casos como esse não façam mais parte da nossa rotina. Que os agressores sejam julgados e os casos tratados como o que são: violência e ódio de gênero. Por fim, que elas [vítimas] não sejam lembradas apenas por como morreram, mas pelas grandes mulheres que foram. Lutaremos e permaneceremos por Carla, por Vanessa e por todas nós”.

Como parte da homenagem, os estudantes plantaram uma árvore e colocaram uma placa junto à do jornalista Michel Loran, que morreu aos 25 anos em decorrência de um aneurisma.

Homenagem à Vanessa Ricarte (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)
Universitários homenageiam Vanessa Ricarte (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)
Placa em homenagem à jornalista (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)
Estudantes plantam árvore em homenagem à Vanessa Ricarte (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Papy considera econômico e não explica razão para dobrar valor de contrato jurídico na Câmara

CPI das Bets rejeita pedido de indiciamento de 16 pessoas em vitória do lobby pró-apostas

Audiência pública vai debater violência contra enfermagem em MS

Dourados terá três dias de musica e muitas variedades de quitutes e artesanato

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

clínica comunidade

Defensoria faz ‘batida’ em clínica terapêutica que funcionava após interdição e não encontra ninguém

Papy considera econômico e não explica razão para dobrar valor de contrato jurídico na Câmara

nelsinho trad

Nelsinho lamenta acidente com avião na Índia e pede um minuto de silêncio

Últimas Notícias

Política

CPI vai realizar audiência do transporte público e avalia ‘link ao vivo’ direto de pontos

O encontro acontece no Plenário da Câmara de Vereadores de Campo Grande no próximo dia 25.

Famosos

Mocinha de novela da Globo aparece se masturbando e choca e o público

Assista à cena da nova novela que está dando o que falar

Cotidiano

Comércio fica estável em abril, mas tem crescimento em 2025

Movimento do comércio apresenta alta em 2025

Polícia

Idosa é socorrida em estado grave após ataque de pit bull no Jardim Noroeste

Vítima foi salva por trabalhadores da Solurb