MPMS recomenda que prefeitura de Corumbá reestruture Caps-Ad

Promotoria vistoriou espaço e constatou falhas no atendimento e na infraestrutura

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
CAPS AD Prefeitura Corumbá
Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas, em Corumbá. (Foto: Divulgação / PMC)

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) recomendou que a prefeitura de Corumbá faça melhorias no Caps-Ad (Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas). A orientação foi publicada na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial do órgão.

Equipes da 2ª Promotoria de Justiça visitaram o espaço duas vezes entre o fim de junho e o início do mês de julho e constataram que havia falhas no atendimento e infraestrutura, como iluminação inadequada, fluxo de regulação pouco eficaz e falta de veículo exclusivo.

Dessa forma, o MPMS recomendou que a prefeitura disponibilize um veículo tipo van para atender os pacientes; estabeleça um protocolo e fluxo de atendimento entre o Caps-Ad e o Pronto-Socorro Municipal; e cadastre os pacientes que utilizam medicamentos.

Além disso, o município deve garantir melhores condições de trabalhos aos servidores lotados no espaço; avaliar a necessidade de reparos estruturais no prédio; e elaborar o Plano Terapêutico Singular para cada paciente, conforme a Lei 10.216/2001.

Por fim, a equipe que trabalha no Caps-Ad deve ser mantida mesmo com a inauguração da Unidade de Acolhimento, além de supervisionar e capacitar as equipes de atenção básicas, serviços e programas de saúde mental.

A Promotoria deu dez dias para que a prefeitura informe de que forma adotará a recomendação. Caso rejeite, o município estará sujeito a responder ação civil pública perante à Justiça.

Conteúdos relacionados

A publicação foi feita no Diário Oficial da ASSOMASUL (Foto: Divulgação)
mau cheiro jbs
vereador