Para facilitar a procura por atendimento para saúde mental, o elaborou um mapa interativo com locais que realizam estes serviços em todo o país. De acordo com a plataforma, existem pelo menos 28 (Centros de Atenção Psicossocial) em Mato Grosso do Sul.

Lembrando que os atendimentos dos Caps fazem parte do SUS (Sistema Único de Saúde). Pessoas com ansiedade, , transtornos mentais ou dependências químicas podem utilizar o serviço de forma gratuita.

No mapa, o Estado foi dividido em quatro áreas. Sendo elas: , Corumbá, e . Na grande região de Campo Grande foram registrados 15 Caps.

Assim, na capital e em cidades da região, estão disponíveis oito Caps I, dois Caps II, três Caps III, um Capsi e um Capsad. Na plataforma é possível selecionar a unidade e verificar o endereço do local de atendimento.

Para acessar o mapa, clique aqui.

Confira que tipo de atendimento é realizado em cada modalidade de Caps:

Caps I – Neste centro, o foco são usuários adultos que sofre de transtornos mentais graves e recorrentes. Além disso é realizado atendimento também para transtornos causados pelo uso de álcool e outras drogas.

Caps II – Neste, são atendidos adultos com transtornos mentais persistentes, que de alguma forma atrapalhem a socialização e criação de um projeto de vida.

Caps III – Nesta modalidade, os centros também atendem prioritariamente pessoas que sofrem de transtornos mentais graves e recorrentes. Além de que, nestas unidades, existe a possibilidade de acolhimento noturno e internações curtas. O atendimento é realizado de forma contínua, durante 24h, inclusive aos finais de semana e feriados.

Capsi – São centros especializados no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais.

Capsad – Os atendimentos dessas unidades são centralizados para pessoas com dependência alcoólica e outras drogas. Existe também o Capsad III, que realiza atendimento de forma contínua.