Supremo derruba leis que impediam cortes de água e luz aos finais de semana em MS
Ministro Nunes Marques entendeu que leis eram inconstitucionais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou as leis estaduais nº 2.042/99 e nº 5.848/2019, ambas de Mato Grosso do Sul, que limitavam o corte dos serviços de distribuição de água e energia. Por maioria de votos, a casa julgou procedente ação direta de inconstitucionalidade que questionava as medidas, sob entendimento de que não cabe ao estado interferir nas relações jurídico-contratuais das concessionárias.
As leis estabeleciam que o fornecimento não poderia ser interrompido por falta de pagamento (inadimplência) aos finais de semana e véspera de feriados. De acordo com a decisão do ministro Nunes Marques, relator do processo, a Abradee (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica) acionou o STF alegando que legislar sobre tais serviços era uma competência privativa da União.
O ministro destacou que a jurisprudência do Supremo tem reconhecido a inconstitucionalidade de diversos atos de estados que, sob pretexto de “exercerem competência suplementar em matérias de consumo”, têm editado normas dirigidas às empresas que afetam as relações contratuais.
“Os Estados-membros não podem interferir na esfera das relações jurídico-contratuais estabelecidas entre o poder concedente e as empresas concessionárias, nem dispõem de competência para modificar ou alterar as condições que, previstas na licitação, acham-se formalmente estipuladas no contrato de concessão celebrado pela União, de um lado, com as concessionárias, de outro, notadamente se essa ingerência normativa, ao determinar a suspensão temporária do pagamento das tarifas devidas pela prestação dos serviços concedidos, afetar o equilíbrio financeiro resultante dessa relação jurídico-contratual de direito administrativo”, disse o ministro em sua decisão.
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Mingau, do Ultraje a Rigor, tem alta após mais de um ano internado; entenda
Baixista do Ultraje a Rigor, Mingau estava internado desde setembro de 2023, quando foi baleado na cabeça enquanto dirigia por Paraty, no RJ
Prefeitura compra 14 veículos BMW por R$ 1,2 milhões
Motocicletas serão utilizadas em atividades de segurança e escolta
VÍDEO: Carreta com grãos é destruída em incêndio na BR-267 em Rio Brilhante
Uma carreta foi destruída na noite de segunda-feira (7) na BR-267 em Rio Brilhante, cidade a 158 km de Campo Grande. Ainda não há informações sobre o que causou o incêndio na carreta carregada de grãos. O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter as chamas, assim como equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal)…
Mãe de ex-vereador assassinado é eleita vice-prefeita em Mato Grosso do Sul
Dinho Vital seria candidato, mas foi morto a tiros após discussão política em Anastácio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.