Pular para o conteúdo
Transparência

Procurador nomeado sem concurso em Maracaju é exonerado e MPMS arquiva investigação

Exoneração de Arnone Neitzke pelo prefeito Marcos Calderan (PSDB) provocou perda de objeto, o que restou no arquivamento
Arquivo -

O Conselho Superior do MPMS (Ministério Público Estadual) arquivou inquérito civil instaurado em fevereiro deste ano a fim e apurar possível ilegalidade na contratação de Procurador Municipal para a Prefeitura Municipal de . A decisão do arquivamento foi publicado no DOMP (Diário Oficial do MPMS) desta sexta-feira (21), com base em decisão colegiada unânime de sessão colegiada do último dia 3.

A investigação foi aberta após recebimento de denúncia que expôs irregularidade na contratação do advogado Arnone Neitzke como procurador municipal, ocorrida em 7 de janeiro, pelo prefeito José Marcos Calderan (PSDB). Na ocasião, o municipio dispunha de outros quatro efetivos disponíveis no município.

O arquivamento ocorreu após as diligências do procedimento instaurado em fevereiro – que correu na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Maracaju, sob o comando da promotora de Justiça Simone Almada Góes – apontarem perda superveniente de objeto.

Conforme relatório apresentado no Conselho Superior, relatado pelo procurador de Justiça Francisco Neves Junior, “o ente público requerido, no exercício da autotutela administrativa, rescindiu o contrato vergastado”, ou seja, foi feita a exoneração de Arnone Neitzke. A situação provoca a perda do objeto, razão pela qual o procurador votou pelo arquivamento.

Entenda o caso

O prefeito de José Marcos Calderan (PSDB) contratou o advogado Arnone Neitzke para o cargo de de procurador municipal, mesmo tendo outros quatro profissionais efetivos disponíveis no município. Neitzke é um dos advogados da Coligação do prefeito, que engloba o PSDB, PP, Dem, Pode, Solidariedade e PSL. A remuneração do procurador municipal é de R$ 5.726,84. O problema é que o cargo seria para aprovados em concurso público. 

No caso, o prefeito teria se baseado em lei que regulariza a contratação para “atender a necessidade de Excepcional Interesse Público”. Todavia, o Art. 8º da lei diz que “o recrutamento de pessoal será realizado mediante processo seletivo público simplificado de provas ou de provas e títulos”. Antes da exoneração, o contrato de Neitzke teria vigência de 4 de janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2021.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil

MidiaMAIS

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Beto Avelar (PP) chegou à Baspilica de Aparecida do Norte, nesta quinta-feira (17)