Pular para o conteúdo
Transparência

Dois meses após retorno, Governo de MS demite servidor réu na Operação Lama Asfáltica

O controlador-geral do estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Girão, acolheu relatório da comissão processante e demitiu o fiscal de obras Wilson Roberto Mariano de Oliveira, mais conhecido como Beto Mariano. Ele é réu em ações relacionadas à Operação Lama Asfáltica. A resolução foi publicada na edição desta sexta-feira (18) do DOE (Diário Oficial […]
Arquivo -
Beto Mariano ao se entregar na Polícia Federal em 2018
Beto Mariano ao se entregar na Polícia Federal em 2018

O controlador-geral do estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Girão, acolheu relatório da comissão processante e demitiu o fiscal de obras Wilson Roberto Mariano de Oliveira, mais conhecido como . Ele é réu em ações relacionadas à Operação Lama Asfáltica.

A resolução foi publicada na edição desta sexta-feira (18) do DOE (Diário Oficial Eletrônico). Beto Mariano teria cometido “faltas disciplinares gravíssimas” previstas no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado.

A pena de demissão foi publicada com base em dois incisos do artigo 235 da legislação. Para a CGE, o agora ex-servidor causou prejuízos aos cofres públicos e ao patrimônio público, além de ter cometido desídia no cumprimento do dever (falta de zelo, negligência).

Retorno

Em outubro, o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu mandado de segurança e determinou que o Governo do Estado readmitisse o fiscal de obras.

Conforme os autos do processo, os advogados do fiscal de obras sustentou que o PAD (Processo Administrativo Disciplinar) excedeu o prazo legal e cerceou sua defesa. A PGE (Procuradoria-Geral do Estado) rebateu e pediu que o mandado fosse negado.

Em seu voto, o relator do processo, Sideni Soncini Pimentel acolheu parte dos argumentos da defesa, concordando que houve cerceamento de defesa. Ele cita que o réu apresentou oito testemunhas no PAD, mas três desistiram. Das cinco, quatro foram ouvidas.

Beto Mariano foi demitido pela primeira vez em agosto de 2019, mas recorreu à Justiça no mês seguinte. Ele obteve liminar em novembro daquele ano, e há dois meses, o TJMS confirmou a decisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados