Nelsinho é inocentado em ação de improbidade do tapa-buracos
O senador Nelson Trad Filho (PSD) foi retirado da ação de improbidade administrativa apresentada pela força-tarefa do MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) segundo decisão dos desembargadores da 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado). O acórdão foi publicado no Diário Oficial da Justiça desta segunda-feira (1º). Em recurso, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O senador Nelson Trad Filho (PSD) foi retirado da ação de improbidade administrativa apresentada pela força-tarefa do MP-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) segundo decisão dos desembargadores da 1ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça do Estado). O acórdão foi publicado no Diário Oficial da Justiça desta segunda-feira (1º).
Em recurso, a defesa de Nelsinho alegava que o então prefeito de Campo Grande não havia atuado para beneficiar empresas que teriam consumido R$ 372 milhões entre 2010 e 2015 com o serviço na cidade.
Relator, o desembargador Marcos de Brito Rodrigues afirmou que os autos demonstram apenas que o aumento das chuvas teria causado maior gasto com o serviço nos anos de 2011 e 2012, com base nos depoimentos de Nelsinho Trad e o então fiscal da Seitrha, engenheiro Sylvio Cesco. “Suposições não podem ser objeto de ação civil pública. A presente demanda exige mais do que meras conjecturas hipotéticas”, decidiu.
“Portanto, não me parece ter andado bem o Ministério Público ao apresentar a petição inicial sem individualizar cada conduta a ser imputada a cada requerido”, diz o desembargador. O relator usa ainda o arquivamento do inquérito civil 55/2012, promovido pelo então promotor do Patrimônio Público Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, que foi alvo de procedimentos administrativos por ‘faltas graves no exercício do cargo’ e apontado por despachar ‘ordinariamente o que lhe chega às mãos de acordo com pré-concepções equivocadas’ para justificar a decisão.
O arquivamento foi homologado pelo Conselho Superior do Ministério Público em 2014 após ficar constatada a demora na investigação. Segundo o voto-vista apresentado na reunião, a demora na investigação prejudicou a perícia nas vias públicas onde foram executados serviços denominados “operação tapa-buracos”. “E sendo imprestável a análise de contratos e por se tratar de denúncia genérica, que não aponta inexecução ou ineficiência na prestação de serviços em determinada via pública, é caso de perda do objeto deste procedimento, autorizando, assim, o seu arquivamento e homologação”, disse o MP-MS sobre o caso.
“Nota-se que, naquele Inquérito Civil já arquivado, foram solicitados diversos documentos, tanto à Prefeitura Municipal como às empresas contratadas, referentes aos serviços de tapa buraco, sendo tal documentação analisada pelos representantes do MP, os quais não encontraram nenhuma irregularidade que ensejasse o prosseguimento do inquérito ou mesmo o ajuizamento de ação civil pública”, justifica o desembargador.
O provimento ao recurso para rejeitar a ação em relação Nelsinho Trad por inexistência de ato de improbidade administrativa e a extinção do processo de tapa-buraco contra o atual senador com resolução do mérito foi unânime entre os desembargadores da 1ª Câmara, votando também a favor os membros Marcelo Câmara Rasslan e Divoncir Schreiner Maran.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.