MS lidera ranking de transparência entre estados brasileiros, segundo a CGU

A CGU (Controladoria-Geral da União) divulgou os dados sobre a transparência entre os estados e Mato Grosso do Sul lidera o ranking com a maior nota, 9,64, entre as unidades federativas. O resultado foi publicado nesta quarta-feira (27). O Estado, que ficou no topo do ranking, está à frente do Distrito Federal (9,62), Ceará (9.47), […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
MS lidera ranking de transparência entre estados brasileiros, segundo a CGU
(Foto: Divulgação/Chico Ribeiro/Subsecom)

A CGU (Controladoria-Geral da União) divulgou os dados sobre a transparência entre os estados e Mato Grosso do Sul lidera o ranking com a maior nota, 9,64, entre as unidades federativas. O resultado foi publicado nesta quarta-feira (27).

O Estado, que ficou no topo do ranking, está à frente do Distrito Federal (9,62), Ceará (9.47), Santa Catarina (9,4), Pernambuco (9,4) e Rio Grande do Sul (9,32). Mato Grosso do Sul também teve nota acima da média nacional, que é de 8,26.

De acordo com o governo do Estado, o resultado positivo é fruto de uma mudança na forma de fazer a avaliação por parte da CGU, que aplicou método novo, chamado EBT 360º (Escola Brasil Transparente – Avaliação 360º), entre julho a novembro de 2018.

A EBT 360° passou a contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet), conforme explicou o controlador-geral de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a conquista revela que o governo está no caminho certo. “Transparência é um compromisso do nosso governo, é incentivo para a população participar ativamente da nossa gestão. Essa nova avaliação da CGU reconhece nossos esforços para uma administração eficiente”.

Mato Grosso do Sul, inclusive, já chegou a ser nota 10 em transparência (que só levam em consideração a transparência ativa) no ano de 2017, na avaliação da CGU.

Na avaliação da Rede de Controle, composta por 16 instituições, a nota de Mato Grosso do Sul saltou de 1,4 em 2015 para 10 em 2016 e 2017 – crescimento de 614%. Fazem parte da Rede de Controle a CGU, a AGU (Advocacia Geral da União); o MP-MS (Ministério Público Estadual); Polícia Federal e TCU (Tribunal de Contas da União). (Com assessoria)

Conteúdos relacionados