Pular para o conteúdo
Transparência

Defesa de senador alega prescrição e também pede fim de processo da Solurb no TJMS

A defesa do senador Nelson Trad Filho (PSD) impetrou um agravo de instrumento nesta semana no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alegando prescrição do processo que pede o fim do contrato da CG Solurb com a Prefeitura de Campo Grande. O recurso tramita mesmo após o MPMS (Ministério Público Estadual) solicitar a extinção […]
Arquivo -
O senador Nelsinho Trad (Foto: Senado Federal)
O senador Nelsinho Trad (Foto: Senado Federal)

A defesa do senador Nelson Trad Filho (PSD) impetrou um agravo de instrumento nesta semana no (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alegando prescrição do processo que pede o fim do contrato da com a Prefeitura de .

O recurso tramita mesmo após o MPMS (Ministério Público Estadual) solicitar a extinção da ação para as pessoas físicas do processo e o prosseguimento apenas para as empresas envolvidas, ‘reforçando’ a alegação da CG Solurb, que entrou com o mesmo pedido na semana passada, sob a mesma argumentação de prescrição.

O juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos despachou pela manifestação dos réus para, depois, decidir sobre o pedido. Todos negaram o pedido para deixar o polo da ação, acreditando em um arquivamento do caso.

Isso porque parte da 2º Câmara Cível já votou e indica a extinção da ação. Ao aceitarem deixar o processo, os réus poderiam ser alvo de nova ação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público.

No mesmo despacho, o juiz rejeitou a alegação das defesas de prescrição da ação, o que motivou os recursos tanto da concessionária do lixo como do senador Nelson Trad Filho.

Recurso da Solurb

A defesa do Consórcio CG Solurb apresentou o agravo de instrumento pedindo a extinção da ação também por prescrição. No recurso anterior, que pede o desbloqueio de valores e suspensão da ação até o julgamento do mérito, a defesa solicita também ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que paute o recurso para ‘o mais breve possível’.

A ação é baseada em investigações da Polícia Federal e Controladoria-Geral da União, que apuraram que o então prefeito Nelson Trad Filho teria recebido ‘cifras milionárias em razão da fraude na concorrência n. 66/2012 que teriam sido repassadas a ele de forma oculta, mediante a aquisição de imóveis rurais em nome de Maria Antonieta Amorim’, segundo os autos do MPMS (Ministério Público Estadual).

No novo agravo, a empresa alega que a ação está prescrita porque o contrato foi assinado em outubro de 2012. Em decisão interlocutória, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, negou a prescrição mantendo o entendimento do Ministério de que o contrato questionado ainda está vigente, ‘gerando efeitos a cada dia’.

O advogado da Solurb alega ao TJMS que assim for, “a prescrição só terá início após o encerramento do contrato, quando o que se quer, verdadeiramente, é obter a anulação do edital de licitação e do contrato em si, conforme se vê dos pedidos formulados pelo agravado. O termo inicial para contagem desse prazo, segundo fixou o próprio STJ3, “deve ser o primeiro ato lesivo concreto ao direito subjetivo do autor popular”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem de 23 anos foi espancado até a morte por quatro pessoas em Naviraí

CNI: Tarifa de 10% sobre produtos brasileiros nos EUA preocupa

Acusada de matar mulheres, bebê e carbonizar corpos tem prisão preventiva decretada

VÍDEO: Motorista bate em dois carros estacionados e foge na Vila Silva Regina

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Dólar tem leve alta em dia de anúncio de tarifas recíprocas por Trump

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Nas imagens, aparecem o motociclista indo para o acostamento

Esportes

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Mesmo jogando fora de casa, o Vasco tomou as rédeas da partida e abriu o placar

Polícia

Mulher é presa por jogar água fervente no vizinho enquanto ele dormia

Após o crime, ela fugiu, mas foi vista por testemunhas

Esportes

Corinthians é frágil na defesa, perde para o Huracán e encerra período invicto em Itaquera

Perderam por 2 a 1 para o Huracán