Governo encontra ‘benefícios diferentes’ para Eldorado e cancela incentivo fiscal
Auditoria, que é sigilosa, foi feita pela Sefaz-MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Auditoria, que é sigilosa, foi feita pela Sefaz-MS
Pela Lei de Incentivos Fiscais, empresas do mesmo ramo de atuação devem receber incentivos fiscais semelhantes. Mas esta era uma regra que não se aplicava à Eldorado Brasil, empresa de celulosa do Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista em Mato Grosso do Sul. Após detectar falhas, o governo do Estado deve publicar em diário oficial nos próximos dias o cancelamento do Termo de Acordo de Regime Especial com a indústria.
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou em agenda nesta terça-feira (26) que vai cancelar o incentivo para que haja equilíbrio. “A Eldorado tinha um benefício que a Fibria não tinha, por exemplo. Isso pode prejudicar um outro que venha a se instalar no Estado”, explicou.
O acordo foi firmado durante a gestão do ex-governador André Puccinelli (PMDB). “É uma questão jurídica que foi constituída no governo anterior. Teremos outra pactuação, mas o que tem para um, tem que ter para o outro. Não dá para criar incentivos diferenciados para a mesma cadeia produtiva. Queremos estimular a geração de emprego”.
A empresa, que recentemente foi comprada por um grupo da Holanda, ainda será oficialmente informada sobre o cancelamento do incentivo e dos estudos para um novo acordo. Reinaldo disse ainda que a questão não é inerente às empresas do grupo J&F. “A JBS, por exemplo, tem os mesmos incentivos que todos os outros 27 frigoríficos em operação no Estado”.
A questão também não deve desestimular os incentivos concedidos, segundo Reinaldo. “Se olharmos o volume dos investimentos, percebemos o reflexo, como o Estado crescer nove posições na segurança pública e infraestrutura, que mantém Mato Grosso do Sul como o 5º Estado mais competitivo do Brasil”, ponderou.
Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda disse que a própria Sefaz-MS (Secretaria Estadual de Fazenda) tem realizado a revisão de Termos de Acordo de Regime Especial. Segundo o governo, mais de 1,2 mil incentivos passam por revisão.
“A Controladoria tem acompanhado as revisões, dando suporte, mas este específico foi feito pela Sefaz e é sigiloso, por questões fiscais”.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Diplomação de eleitos em municípios de MS começa nesta semana; confira datas
Campo Grande terá diplomação de vereadores e prefeita em 18 de dezembro
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.