Contra ‘epidemia de atestado’, Prefeitura endurece regras para assumir cargos
Aprovados terão que passar por exames mais rígidos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aprovados terão que passar por exames mais rígidos
A partir de agora, os aprovados para cargos na Prefeitura Municipal de Campo Grande terão que passar por exames médicos mais rígidos antes de tomar posse. A lista dos exames exigidos, de acordo com o cargo, foi publicada na edição desta quinta-feira (14) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Entre os testes, estão o que verifica o uso de maconha e cocaína e o que detecta a presença do vírus HIV, da Aids.
No total, são 15 exames. O toxicológico, feito pela urina será exigido para todos os cargos, o de HIV tipo 1 e 2 é exigido para cargos como agente de saúde pública, médico veterinário e técnico em necropsia.
Para o presidente do Sisem (Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa, a decisão além de ser válida e ter total apoio do sindicato pode ficar ainda mais dura se depender dele . “O sindicato é a favor disso e a gente vai até dar uma olhadinha para apertar mais um pouco”, diz Tabosa.
Tabosa explica que a medida é necessária para evitar problemas antigos na repartições públicas; o grande número de atestados. “Quando uma pessoa presta um concurso público seja ele municipal, estadual ou do governo federal eles entram e não fazem nenhuma tipo de exames. Aí entram no serviço público e daqui a seis ou sete meses vai consultar e descobre que está com um problema antigo. Aí fica um período longo de atestado médico”, conta.
O presidente do sindicato explica que é comum que servidores fiquem muito tempo afastados por problemas que segundo ele foram levados de atividades anteriores ao serviço público e isso acaba prejudicando a previdência da prefeitura, em Campo Grande o IMPCG. “A previdência da prefeitura acaba pagando por essa pessoa que já trouxe de outros empregos essa doença”, ressalta.
Destacando a necessidade e a importância de exames assim, Tabosa acredita que mais outras medidas rigorosas também podem ser tomadas. “Tem que fazer realmente exames bem minuciosos e rigorosos e junto com esses exames poderiam fazer a consulta social e levantar tudo sobre ele: certidões, tipos de crime, se já foi preso. Tem que apertar mais um pouquinho sim”, diz.
A prefeitura também decretou novas regras para servidores em estágio probatório, período de três anos no qual são avaliadas suas condições para o desempenho das atribuições do cargo.
Entramos em contato com o prefeito Alcides Bernal e com o secretário municipal de administração Ricardo Trefzger Ballock para esclarecimentos sobre as alterações, mas até a publicação desta matéria não obtivemos resposta. (Texto sob supervisão de Marta Ferreira)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Tobias descobre que Luís comprará fazenda para morar com Zuca: Resumo Cabocla, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.