Pular para o conteúdo
Justiça

Cineasta é condenado por curta-metragem que incita ódio contra indígenas de MS

Obra representa diálogo de casal com dois fazendeiros que sugerem banho de sangue
Arquivo -
Estado faz testagem em massa na tentativa de conter surtos nas comunidades.
Estado faz testagem em massa na tentativa de conter surtos nas comunidades.

A Justiça Federal em condenou um cineasta a dois anos de prisão e multa por racismo, induzimento, incitação ao preconceito e à discriminação após discursos de ódio contra povos indígenas, contidos em diálogos e cenas do curta-metragem “Matem… os Outros!”, produzido em 2014. O recebeu recursos de R$ 40 mil por meio do Fundo de Investimentos Culturais de MS.

Conforme ação civil oferecida pelo MPF (Ministério Público Federal), a obra de Reynaldo Paes de Barros retrata a conversa de um casal que dá carona a dois fazendeiros rumo a Sidrolândia. Durante o percurso, os produtores expõem seus sentimentos quanto aos índios, “veiculando ideais preconceituosos e um discurso repleto de ódio étnico, referindo-se aos povos tradicionais com um amplo repertório de termos pejorativos e depreciativos”.

Ainda segundo o MPF, nos minutos finais, a incitação à violência é escancarada. Um dos personagens, que se diz profundo conhecedor do tema, inclusive tendo apresentado tese de doutorado sobre o assunto, sugere que um “banho de sangue” seja a solução para o quadro de conflitos relacionados às terras indígenas.

Ao sentenciar o réu a dois anos de reclusão e multa pelo crime de racismo, a 2ª Vara Federal de destacou que “o que faz do filme um meio de incitação à discriminação é seu conteúdo, e não o tema abordado”. Ele ponderou que uma obra artística pode apresentar opiniões, dados técnicos ou críticas comportamentais a determinados grupos sociais, mas devem ser feitos sem a disseminação de ofensas ou discursos discriminatórios.

O MPF recorreu da decisão, pois entende que o caso possui circunstâncias peculiares que justificam a majoração da pena. Em maio de 2020, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), ao julgar ação promovida pelo MPF, já havia reconhecido o caráter discriminatório do filme e condenado o cineasta ao pagamento de R$ 100 mil por dano moral coletivo às comunidades indígenas. 

Naquela ocasião, o TRF-3 entendeu que “o discurso transmitido na obra de autoria do Réu propaga uma mensagem dotada de conteúdo que excede aos limites do exercício da liberdade de expressão, impondo-se a responsabilização por sua veiculação, em resguardo à proteção dos direitos fundamentais violados e, em sentido amplo, ao funcionamento de todo o processo democrático”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Município manda Consórcio Guaicurus tirar 98 ônibus velhos das ruas em um mês

bolsonaro

Inelegível, Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026

Justiça afasta servidores aprovados em concurso investigado por fraude em MS

Associação emite nota de repúdio após conselheira tutelar ser agredida com golpes de foice em MS

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Denzel Washington discute com fotógrafo no tapete vermelho de Cannes

Últimas Notícias

Polícia

Médico é acusado de importunar sexualmente paciente durante consulta em Campo Grande

Profissional foi preso, mas ganhou a liberdade em audiência de custódia nesta quarta-feira (21)

Cotidiano

‘Forte, doce, atenciosa, artista’: Vanessa Ricarte é homenageada por amigos e estudantes da UFMS

Além de compartilharem histórias em memória da jornalista, o grupo também conversou sobre a luta contra a violência de gênero latente em Mato Grosso do Sul

Brasil

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência; PSD ventila apoio a outros nomes

Leite se reuniu pela primeira vez com a bancada do partido na Câmara dos Deputados desde que se filiou ao PSD em 9 de maio, após deixar o PSDB

Esportes

Endrick sofre lesão, fica fora de convocação de Ancelotti e deve perder Mundial de Clubes

Endrick foi diagnosticado com uma lesão no tendão da perna direita